Em entrevista ao IGN (via WWG), o líder criativo de Terra-Média: Sombras da Guerra Michael de Plater, revelou que o game contará uma história paralela e o comparou ao longa Rogue One: Uma História Star Wars:

“Se você assistir O Hobbit, ele dá muita ênfase à saída de Sauron de Dol Guldur e seu retorno para Mordor, e é aí que nossa história também começa. Então, temos esse período de 60 anos, que é bem longo. Isso é como o final da Segunda Guerra Mundial e agora. Muita coisa pode acontecer. A comparação com Rogue One é bem próxima do que estamos tentando alcançar. Queremos que você possa jogar esse game até o fim, e então vá ler ou assistir O Senhor dos Anéis e tenha essa imersão no filme ou livro. E não apenas tudo fará sentido, mas vai iluminar alguns elementos de O Senhor dos Anéis de uma forma totalmente nova, especialmente em relação aos vilões. Por que Sauron está preso como um olho flamejante em Barad-dur? Quem são os Nazgûl e o que acontece com eles enquanto personagens?”.

Plater também prometeu que o game pode resolver outro detalhe na história de Tolkien: “Em O Hobbit, Bilbo pega o Um Anel e vai andando através de Mirkwood embaixo do nariz de Sauron enquanto ele está em Dol Guldur. A razão disso é porque quando Tolkien escreveu O Hobbit, ele não sabia a importância do Anel e sua relação com Sauron. Então, estamos pegando essa pequena inconsistência do original e dizendo que o motivo é que Celebrimbor também foi forçado a trabalhar na forja do Um Anel, e seu perfeccionismo é o que lhe deu vida e uma mente própria, separada de Sauron, o que permitiria que isso acontecesse. Podemos tentar desenhar essas conexões e preencher algumas coisas. É algo que realmente faz com que nossa história se encaixe e se conecte com todo o resto”.

No game, os jogadores usarão um novo Anel do Poder para confrontar os inimigos mais mortais, incluindo o próprio Sauron e seus Nazgûl em uma batalha pela Terra-média. Outra novidade é que o game terá uma expansão do Sistema Nêmesis, que dessa vez estará no mundo inteiro do jogo. Com isso, toda a ambientação e os personagens serão moldados pelas ações e decisões do jogador, criando uma experiência única em cada gameplay.

Desenvolvido pela Monolith Productions, Terra-Média: Sombras da Guerra estará disponível para Xbox OnePC PlayStation 4 no dia 22 de agosto de 2017. Ele também terá suporte ao PS4 Pro e Project Scorpio.