Os vídeos curtos do TikTok têm tirado o sono das grandes redes sociais ocidentais. Após mudanças no Instagram para levar os Reels para o feed de notícias, agora é a vez do YouTube tentar mais uma cartada para "vencer" a batalha contra a rede chinesa ao lançar uma ferramenta que transforma qualquer vídeo da plataforma em um Short.

A ferramenta permite que qualquer criador de conteúdo edite de forma fácil os vídeos carregados no YouTube anteriormente. Para isso basta entrar no vídeo em questão e clicar no botão “Criar” e depois em “Editar e criar um Short”.

Saiba mais

Divulgação/YouTube

Esta opção permite selecionar até 60 segundos do vídeo e trazê-lo diretamente para o editor de Curtas, onde você pode adicionar filtros de texto ou vídeo adicionais e enviá-lo como Short. Este novo vídeo vai ter um link para o vídeo original, gerando tráfego para o conteúdo completo.

A edição do conteúdo é simples e permite que você edite os vídeos centralizando o ponto focal para melhor adaptar o conteúdo para a tela vertical. 

Divulgação/YouTube

O YouTube diz que a ferramenta está sendo distribuída aos usuários aos poucos. Nos testes feitos pela reportagem do The Enemy foi permitido criar um vídeo de apenas 15 segundos.

Essa ferramenta vai permitir que o criador faça novas ferramentas de divulgação de seus conteúdos. Ela está disponível apenas para os criadores dos próprios vídeos e difere do atual Remix, que permite que você pegue trechos de áudio de um vídeo e crie um Short com base nesse áudio.

O sucesso do TikTok

O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly e foi desenvolvido por uma empresa chinesa com o mesmo nome. Originalmente era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Divulgação/TikTok

Em 2017 a empresa foi comprada pela ByteDance, que na época tinha um aplicativo similar chamado Douyin. Com a fusão, o Musical.ly se tornou TikTok e passou a ser distribuído internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

Desde então o app vem ganhando notoriedade e se tornou um sucesso nas redes, acumulando cerca de 2,6 bilhões de downloads no mundo todo em 2021.

No Brasil a rede vem apresentado diversos criadores de conteúdo e é de lá que nomes como Luva de Pedreiro e Spider Slack surgiram e ganharam notoriedade global.