Múltiplos canais da Twitch receberam uma série de reivindicações de direitos autorais neste final de semana por conta de conteúdos de clipes antigos de suas transmissões.

As mensagens de violação de direitos autorais são focadas em conteúdos veiculados entre 2017 e 2019, e têm preocupado criadores da plataforma por conta do sistema complexo de deleção de conteúdo da Twitch.

Através do Twitter, a streamer fuslie afirmou que recebeu dois avisos de violação de direitos autorais neste domingo (07) e foi avisada de que se mais uma violação fosse encontrada, sua conta seria suspensa.

Ainda segundo fuslie, múltiplos funcionários da Twitch a teriam informado que a melhor opção seria deletar todos seus clipes – que a streamer afirma serem mais de 100 mil. Além disso, a ferramenta da própria Twitch não estaria carregando todos os clipes antigos.

Casos semelhantes ao de fuslie foram reportados por outros streamers nas redes sociais, que receberam avisos violação de direitos autorais também neste final de semana.

Através de sua conta de suporte no Twitter, a Twitch confirmou que a plataforma teve um "fluxo repentino" de solicitações de remoção de clipes com música de fundo protegidas por direitos autorais publicados entre 2017 e 2019.

"Se você não tiver certeza sobre os direitos de áudio em transmissões anteriores, recomendamos remover esses clipes", e informou a plataforma. "Sabemos que muitos de vocês têm arquivos grandes e estamos trabalhando para facilitar isso."

A plataforma afirmou ainda que estar é a primeira vez que recebe reivindicações de violação de direitos autorais em massa contra clipes, e que está trabalhando em ferramentas para "oferecer mais controle" sobre clipes aos criadores.