Chegamos a fim de uma era: o site do filme Space Jam, de 1996, foi atualizado, com o domínio principal direcionando agora para o conteúdo do novo filme, mas o conteúdo que representava uma plataforma crossmedia ainda na web 1.0 ainda está disponível arquivado em outro domínio.

Reprodução / spacejam.com/1996

Com o novo legado de Space Jam com lançamento previsto para 16 de julho aos cinemas e ao serviço de streaming HBO Max, a divulgação do novo filme fica cada vez mais intensa. A atualização mais recente nessa campanha de divulgação foi a atualização do site armazenado no domínio https://www.spacejam.com/, um dos últimos registros históricos, até então intocado, dos primórdios da World Wide Web como uma forma de dialogar com público sobre um mesmo assunto utilizando diversos suportes.

Reprodução / spacejam.com

Ainda que a Internet seja um universo onde toda informação é efêmera e nada é sagrado, enquanto tudo nesse espaço evoluia de maneira extremamente rápida e dinâmica, por 25 anos o domínio original do filme de 1996 se manteve intocado, intacto, um oasis de simplicidade em html simples que pode ser feito em poucas horas no bloco de notas, no meio da revolução caótica das máquinas e plataformas de desenvolvimento em flash, php, java, e javascript, até a chegada do python que praticamente impera na maioria dos domínios.

Para o alívio de quem possa estar sentindo essa passagem da mesma forma que muitos sentiram a morte do Mario no último dia 31 de março, nem tudo está perdido: em respeito a este registro histórico de tempos mais simples, no lugar de simplesmente matar o conteúdo que estava vinculado ao domínio original, os responsáveis pelo novo conteúdo de spacejam.com arquivaram o site original em um subdomínio que pode ser acessado clicando no logo no canto superior direito da nova página.

Reprodução / Semrush.com

Após 25 anos imperando na web como os primórdios da Internet 1.0, foi uma escolha perfeitamente natural da Warner em atualizar o conteúdo do endereço digital no lugar de criar um novo, especialmente pelas questões de indexação em motores de busca e captação de público via SEO, já que o endereço original, muito pelo saudosímo, ainda tinha um acesso constante. Claramente, a alteração de domínio reduziu bruscamente o acesso orgânico ao site, mas para os fins de divulgação do filme novo, a busca por palavra chave pode garantir uma melhor divulgação do filme novo até seu lançamento daqui três meses e meio.