A Apple anunciou nesta segunda-feira (04), durante a conferência para desenvolvedores WWDC 2018, um novo recurso de atalhos para aplicativos terceiros e nativos da empresa que promete deixar a assistente pessoal Siri mais inteligente para usuários.

Através da integração, o usuário poderá dar comandos de voz para a assiste que abrirão aplicativos relacionados à requisição de forma automática. Durante a conferência, a empresa demonstrou uma integração com o app Tiles, que ajuda o usuário a encontrar objetos perdios através de tags digitais.

Com o app Shortcuts, o usuário poderá apenas informar a Siri que "perdeu suas chaves", o que abrirá o app Tiles e detectará automaticamente onde estão as chaves com o tag do serviço.

Além de integrações com aplicativos terceiros, usuários também poderão criar seus próprios atalhos customizados através do Shortcuts, com uma interface simples de clicar e arrastar.

Os atalhos poderão conter múltiplos aplicativos ativados com uma única frase, como "ir para casa" –  que poderá abrir, por exemplo, os aplicativos Apple Maps com o trajeto para a casa do usuário e um aplicativo de música na sequência.

Com a funcionalidade, a Siri também poderá aprender mais hábitos do dia-a-dia do usuário no smartphone, criando atalhos para suas ações cotidianas como pedir o mesmo café todos os dias através do aplicativo de uma loja. Através da repetição, a assistente poderá criar um atalho diário automático sugerindo ao usuário comprar esse café pela manhã, o que poderá ser feito com um só clique.

O aplicativo será disponibilizado como parte do iOS 12.