Com o nome de produção “Wall Street Canyon”, o minicomputador NUC 12 Pro, da Intel, é a novidade que chega em breve ao Brasil com a premissa de oferecer um dispositivo de alta performance, qualidade de construção com tamanho e consumos energéticos diminutos. A Intel forneceu uma unidade de testes do modelo NUC12WSKi7 com uma SSD de 512 GB e 16 GB de memória instalados.

Tela de descanso.

A caixa do NUC tem a clássica identidade visual da Intel, sem grandes alardes, mas entregando de que se trata de um produto mais premium. Já ao abrir, encontramos o NUC muito bem acomodado e protegido de solavancos de transporte em um berço de papelão de boa qualidade. Retirando este berço encontramos o suporte VESA (com os devidos parafusos) para prender à traseira de um monitor ou TV e a fonte de alimentação logo mais abaixo.

A unidade tem dimensões discretas. Medindo 117x112x54 mm e na clássica cor preta-fosco se perde em qualquer decoração seja de escritório ou no rack da sala. Apesar de mais compacto, pesa mais que a sua concorrência, chegando aos 541 gramas, o que pode ser explicado por uma carcaça metálica sólida e um sistema de resfriamento com pouca economia.

Menu com números.

Na parte da frente podemos ver duas portas USB 3.2 (tipo-A), sendo que uma entrega uma corrente de 1500mA para a possível carga de bateria de celulares ou outros aparelhos. Logo ao lado a volta do plugue analógico de 3.5mm de áudio para fones de ouvido (com microfone, se de desejado) e o botão de liga que dobra como indicador luminoso de operação)

Nas duas laterais encontramos uma farta abertura para ventilação que até permite ver um pouco dos componentes internos mas sem perder a robustez e proteção mecânica. Em um destes lados há também o chanfro Kesington para prender a unidade com o cabo adequado.

Configuração do dispositivo.

A parte traseira da unidade é um deleite para quem deseja conectividade e praticidade. São duas portas HDMI 2.0b permitindo dois displays 4K e duas portas Thunderbolt 4 no formato USB tipo-C (compatível com USB4) que também podem conectar mais dois displays em 4k, um hub USB para expansão de portas ou até uma GPU Externa com o devido adaptador thunderbolt.

Também na parte traseira, a porta Ethernet é no padrão 2.5Gbit, ainda pouco comum nos lares brasileiros mas já se popularizando no ambiente de escritório e nos lares dos entusiastas. Para complementar o combo de conectividade, encontramos mais uma USB 3.2 e uma USB 2.0 e o conector de energia da fonte no formato circular.

Uso da memória.

A fonte que acompanha o produto é de 120W e autovolt (127V ou 220V) com a saída de 19VDC. Estranhamente a unidade veio sem o cabo AC para conexão da fonte com a parede mas a mesma usa o padrão para fontes de portáteis de três pontos popularmente conhecida como “conector Mickey”.

Internamente o NUC 12 PRO brilha em especificações de processador. Com o processador Intel Core i7-1260P de 12ª geração o desempenho é satisfatório para a maioria das atividades. Trata-se de um processador da família Alder Lake com 4 núcleos de Potência e 8 núcleos de economia, cada um com duas threads. Desta forma, as tarefas que precisam da potência tradicional de um processador “sobem” para os núcleos P enquanto tarefas secundárias e de fundo permanecem nos núcleos E, mais energeticamente econômicos.

Menu de Cyberpunk 2077.

Talvez o ponto de demérito desta geração de NUCs seja que ela ainda faz uso de memórias DDR4 que já podem ser consideradas memórias lentas, se comparadas à nova geração de DDR5. Este tipo de diferença será percebida pelo usuário quando este necessitar de tarefas GPU integrada Intel Iris Xe que, apesar de entregar muito bem para as tarefas de escritório do dia-a-dia, transforma a experiência em jogos uma leve decepção.

No quesito wireless, o NUC 12 PRO tem, logo abaixo da SSD instalada, um módulo combo com Wi-Fi 6 (802.11ax) e Bluetooth 5.2 com uma antena conectada indo para a parte de cima da unidade para melhor aproveitar a disposição de espectro e não sofrer com a localização do módulo.

Área de trabalho.

Todas estas características internas puderam ser averiguadas com facilidade pois o NUC pode ser aberto com uma chave-de-fenda padrão Philips em seus quatro parafusos na base, revelando uma arquitetura extremamente modular passível de fácil instalação e substituição de componentes por meio de dois slots de memória RAM, um slot NVME Gen 4, um slot m.2 SATA (B-Key) 2242 e mais um slot m.2 para a placa combo wireless.

Nos benchmarks e testes de uso reais o NUC 12 Pro realmente mostra que é uma máquina de qualidade e porte desde que guardadas as devidas expectativas no que tange a jogos. Em todos os testes abaixo, mesmo nos maiores estresses, a unidade manteve-se relativamente fria e silenciosa. O maior ponto de fuga de calor na carcaça é na parte de baixo e a ventoinha interna em maior rotação anunciou sua presença mas não em uma intensidade que atrapalhe o ambiente do usuário, mas que deixou bem claro que estava fazendo o seu trabalho.

Dados de algo.

O teste de transferência de arquivos pelo rede foi de uma média de 91,3MB/s (730,4Mbit/s) pela Ethernet cabeada e de 62MB/s (496Mbit/s) pelo Wifi6. Os testes foram feitos em uma rede gigabit residencial com um roteador Archer AX10 a 50cm da unidade com o arquivo originando de uma SSD em um computador cabeado em conexão gigabit desta rede.

No teste de núcleo único do Cinebench R23 a sua pontuação foi de 1791 pontos e no teste de múltiplos núcleos uma pontuação de 10776 pontos.

Menu de Fortnite.

O teste do Geekbench mostra um teste de CPU com pontuações de 1730 e 9757 para os testes de núcleo único e múltiplos núcleos respectivamente no teste OpenCL para a GPU a pontuação foi de 17444

No Realbench, teste que usa situações mais práticas e menos testes sintéticos a performance foi de 201.113 para edição de imagem, 180.798 para codificação de vídeo, 27.716 no teste de OpenCL e 131.529 no teste de multitarefas pesado dando uma pontuação final do sistema de 135.289. O teste começou com o processador em 44 graus e chegou até os 100 graus, causando o desaceleramento momentâneo, mas mantendo-se na média de 86 graus. Vale notar que o teste foi feito em uma sala arejada em um dia de 31 graus, mas sem ar-condicionado.

Duas cadeiras em uma sala iluminada.

Rodando Cyberpunk 2077 nas configurações para o Steamdeck em resolução de 1080p a média de quadro obtida foi de 22.66 quadros por segundo. Colocando as configurações no mais baixo e em 720p e tela cheia o jogo consegue alcançar 34 quadros por segundo em seu benchmark interno.

Fortnite é uma experiência naturalmente leve para GPUs mais modestas e mesmo assim a placa integrada teve dificuldades em manter 30 quadros por segundo nas configurações médias e resolução de 1080p, inclusive alertando o usuário de que não há como rodar o jogo em DirectX 12.

Controles de PS5 ao lado do mini PC.

Ao tentar executar o Forza Horizon 5 já somos recebidos por um aviso de que a Placa de Vídeo não é compatível com o jogo, aviso este que pode ser ignorado. O jogo sugere a configuração baixa em 1080p e consegue entregar uma média de 33 quadros por segundo com poucos soluços, mas nada que estrague a experiência.

O NUC 12 Pro da Intel é uma máquina de qualidade, robusta e confiável quando se trata de trabalho de escritório. A praticidade do tamanho da unidade e a abundância de conexões, sejam elas para periféricos ou de rede, permitem que o ambiente do escritório sejam desonerados de uma estação com gabinete micro, mini ou full ATX. É energeticamente eficiente e na carga mais pesada não gera calor ou ruído que distraiam do trabalho.
A eficiência no tratamento de vídeo também permite que o NUC 12 seja instalado na sala de estar como uma estação multimídia para séries e filmes com softwares como Plex ou similares já que há processamento de sobra para decodificação de vídeo e as portas HDMI e Thunderbolt asseguram uma conexão com qualidade de imagem 4K HDR.

Aparelho aberto.

Quem estiver procurando um novo PC compacto para rodar jogos irá se decepcionar com o NUC 12 PRO como mostram os testes executados acima. Apesar de ser uma máquina de configurações nobres a placa gráfica integrada Iris Xe não performa bem e se torna o verdadeiro gargalo para este tipo de entretenimento.

O NUC 12 PRO ainda não tem preço definido no Brasil, mas se seguir os valores de fora será uma peça com preço salgado para quem quer apenas uma solução prática para uso pessoal. Já no ambiente de trabalho, pode se provar um bom investimento em um hardware que funcionará bem por muito tempo compensando na diluição do custo pelos anos e na economia de espaço na mesa.

Ficha Técnica

  • Processador: Intel Core i7-1260P (10M Cache e até 4.7GHz)
  • Armazenamento: NVMe Gen 4 de 500GB + slot livre 22x42 SATA (B)
  • Memória: 2x 8GB DDR4-3200 (dual channel)
  • Placa Gráfica: Intel Iris Xe
  • Saída de Vídeo: 2x HDMI 2.1
  • USBs: 2x USB 3.2 (frente), 1x USB 3.2 + 1x USB 2.0 + 2x Thunderbolt 4 (traseira)
  • Comunicação: Ethernet 2.5Gbit + Wi-Fi 6E + Bluetooth 5.2
  • Som: 3.5mm fone e microfone (Frontal)

Na caixa: NUC 12 Pro, Suporte VESA com parafusos, Fonte autovolt, SEM cabo para a tomada

Preço: Ainda não divulgado no Brasil. US$ 969,63 nos Estados Unidos.

Para quem é: Pessoas que procuram um PC compacto, silencioso e de alta potência para trabalhos de escritório e alguma edição de vídeo sem efeitos especiais.

Quem deve evitar: Quem procura um PC compacto para jogos. A placa gráfica integrada não entrega o suficiente para os jogos mais novos.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!