Os patinetes elétricos desembarcaram no Brasil em agosto do ano passado, começando por São Paulo e, 9 meses depois, é também a primeira cidade e ganhar regulamentação para o uso dos transportes.

As novas regras entraram em vigor nesta segunda-feira (13) após muitas polêmicas e acidentes de trânsito e valem por 90 dias, enquanto as empresas e a prefeitura de SP discutem uma regulamentação definitiva.

Por hora, o uso de capacetes é obrigatório e fica proibida a circulação de patinetes elétricos em calçadas e em vias onde transportes podem rodar a mais de 40km/h.

Algumas empresas que fornecem patinetes elétricos já estão oferecendo capacetes, uma vez que as marcas podem receber uma multa de até R$ 100 mil pode descumprimento das novas leis.

O prefeito Bruno Covas (PDSB) ainda esclareceu que, as multas são aplicadas sobre as empresas e elas podem, posteriormente, passar a pena para o usuário (via G1).

Além disso, a velocidade máxima do patinete não pode exceder 20km/h. A CET, GCM e outras autoridades do trânsito ficarão responsáveis pela fiscalização da circulação de patinetes elétricos.