A fabricante de chips Qualcomm tem planos de lançar seu próprio smartphone gamer em parceria com a Asus, indica um reportagem do Digitimes (via Android Authority) publicada nesta quarta-feira (07).

Segundo a publicação taiwanesa, a expectativa é que o produto seja apresentado ainda este ano e traga a marca da própria Qualcomm.

Na produção do smartphone, a Qualcomm seria responsável pelo fronte de desenvolvimento de software integrado, otimizando a plataforma Snapdragon 875 para o dispositivo. A Asus, por sua vez, seria responsável pelo design do hardware do dispositivo.

Ainda de acordo com a publicação, a parceria entre as duas empresas se estenderia também a aquisição conjunta de componentes para a fabricação smartphones – inclundo peças para a linha ROG Phone, da Asus, e para o suposto modelo inédito da Qualcomm. A compra conjunta de componentes envolveria telas, memória, módulos de câmera, bateria e peças de resfriamento.

Na prática, a aquisição conjunta de componentes sugere que o possível smartphone gamer da Qualcomm teria algumas similaridades ao atual ou com futuros ROG Phones. Detalhes sobre o hardware do dispositivo, no entanto, não foram revelados.

A estratégia de comprar componentes de forma conjunta tem o potencial de trazer vantagens competitivas à Asus na fabricação de seus smartphones gamers – um setor que tem ficado bastante disputado nos últimos anos.

A ventagem se daria através da economia de escala habilitada pela compra conjunta, já que adquirir uma quantidade maior de componentes de fornecedores tende a reduzir o custos de produção.

Segundo o Digitimes, o acordo poderia resultar na produção de cerca de um milhão de smartphones por ano, sendo metade deles da Qualcomm e a outra metade, da marca ROG Phone.