A fabricante Qualcomm anunciou nesta terça-feira (05), durante a Snapdragon Technology Summit, no Havaí, seu novo processador Snapdragon 855, chip que aparecerá na primeira onda de smartphones 5G que devem chegar ao mercado a partir do ano que vem.

O processador inclui um modem capaz de trazer conectividade "multi-gigabit" para smartphones, com velocidades teoréticas de download de até 2 Gbps.

Também durante o evento, as operadoras de telecomunicações AT&T e Verizon demonstraram a tecnologia em funcionamento em smartphones carregados com o chip e com modems X50 LTE, da Qualcomm.

Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, indicou que o 5G estará pronto para ser comercializado no início de 2019, com dispositivos sendo lançados em regiões como América do Norte, Europa, Japão, Coréia do Sul, Austrália e China.

Além de habilitar conectividade de próxima geração, a Qualcomm já havia confirmado anteriormente que o processador será o primeiro fabricado com tecnologia de 7 nanômetros – um avanço em relação aos 10 nanômetros do Snapdragon 845 e Snapdragon 835.

Com o processo, o chip traz melhorias de performance e bateria para dispositivos em que estiver embarcado. O Snapdragon 855 oferecerá ainda melhor performance para aplicações de inteligência artificial, impulsionadas pelo Qualcomm AI Engine de quarta geração – até três vezes mais poderoso que o de geração anterior.