Uma das novidades anunciadas pela Qualcomm para a Game Developers Conference (GDC) que começou nesta segunda-feira, 18, e vai até sexta, dia 22; é um design referencial de headsets independentes voltados a realidade virtual (VR), capazes de se conectarem a computadores sem necessidades de fios.

O projeto está presente no evento e é chamado de "Boundless XR", prometendo alcance de até seis graus de liberdade de movimentos, além de ser reconhecido por PCs através de uma conexão de 60GHz para jogos de realidade virtual. O equipamento será alimentado por um Snapdragon 845.

A baixa latência será mantida a 16ms, de acordo com a Qualcomm, e a tecnologia VR será processada enquanto o equipamento estiver conectado a um PC. Além disso, será necessário que o computador tenha um software da fabricante instalado e suporte a Wi-Fi 802.11ad - que trabalha na frequência de 60 GHz.

Por se tratar de um design de referência, porém, é possível que o equipamento nunca chegue às lojas, muito embora a Qualcomm tenha dito que a chinesa Pico VR será a primeira a agregar o seu conceito, através do headset Pico Neo2 VR. A fabricante também revelou que está trabalhando com a HTC Vive para entregar "suporte a novos recursos de hardware e conteúdo".