Previsto para acontecer nesta quarta-feira (27), o primeiro lançamento tripulado da SpaceX em parceria com a NASA foi cancelado nesta tarde por conta de problemas meteorológicos. O lançamento da missão Demo-2 estava marcado para às 17h33 do horário de Brasília, mas acabou abortado cerca de 16 minutos antes do horário previsto.

O motivo por trás do cancelamento foi o agrupamento de nuvens eletrificadas na área em torno do Cabo Canaveral, na Flórida, onde o lançamento deveria ocorrer. As nuvens eletrificadas são consideradas perigosas por conta de possíveis descargas elétricas que podem atingir o foguete, causando danos aos equipamentos e prejudicando a missão.

Com a decisão, o lançamento da Demo-2 foi oficialmente adiado para este sábado, dia 30 de maio. A nova decolagem é prevista para às 16h22 do horário de Brasília, a partir do Kennedy Space Center.

Apesar do cancelamento, tanto a cápsula Crew Dragon quanto o foguete Falcon 9 performaram como o esperado nas horas que antecederam o lançamento abortado. Os dois equipamentos são de fabricação da empresa aeroespacial SpaceX, de Elon Musk.

A missão é considerada um marco histórico para a NASA e é parte do programa Commercial Crew da agência especil norte-americana, focado em estimular parcerias entre a agência e empresas aeroespaciais privadas dos Estados Unidos para tornar viagens espaciais mais frequentes e mais baratas.