Microsoft e a Amazon anunciaram uma parceria para integrar suas assistentes digitais CortanaAlexa. A integração deve chegar até o fim do ano, a princípio, nos dispositivos Alexa, como o Amazon Echo, e nos PCs com Windows 10 até o fim do ano. AndroidiOS também devem receber a atualização no futuro.

Inicialmente, você precisará pedir que uma assistente "chame" a outra: no Amazon Echo, será necessário pedir que Alexa chame Cortana, e em dispositivos com Windows 10, é preciso pedir que Cortana chame Alexa.

A medida também serve para complementar funcionalidades entre as duas assistentes - Alexa, por exemplo, poderá acessar programas do Office por meio de Cortana, enquanto Cortana poderá fazer compras na Amazon por meio de Alexa.

A medida é interessante porque, até agora, as empresas mantinham suas assistentes digitais em ecossistemas fechados - é assim, por exemplo, com a Siri, da Apple, e o Google Assistant.

De acordo com o jornal The New York Times, a parceria foi firmada no fim de maio. O CEO da Amazon, Jeff Bezos, ainda convidou Apple e Google a fazerem parte desta integração de assistentes digitais. "Teremos múltiplos agentes inteligentes de sucesso, cada um com acesso a diferentes bancos de dados e habilidades especializadas. Juntos, suas forças se complementam", afirmou o executivo.