Nesta terça-feira (11) Mark Zuckerberg revelou as principais novidades que a Meta, empresa-mãe do Facebook, no evento Meta Connect 2022 dedicado para divulgar as novidades da empresa. O lançamento do headset de realidade virtual, Quest Pro, é a principal notícia do evento, além de novidades para o Metaverso, como o Codec Avatar e jogar com Xbox Gaming Cloud.

Zuckerberg revelou que o headset Quest Pro vai custar US$ 1.499 e vai trazer grandes avanços para a linha de realidade virtual da empresa. O headset vai trazer upgrades no processador, telas, além de trazer um novo design, câmeras internas para reconhecimento de movimento dos olhos (eye tracking). O aparelho estará disponível em 22 países no dia 25 de outubro.

Construído para "expandir o que é possível no mundo virtual", o Quest Pro possui suporte a realidade mista, com tela mais fina e 37% mais pixels que o óculos anterior, Quest 2, com processador Snapdragon. 

Reprodução

De acordo com o Meta, Quest Pro é um aparelho destinado a negócios e usos profissionais, diferente do Quest 2 que tem como foco o entretenimento e tem custo de US$ 399. Bem em linha com os escritórios virtuais pessoais, que tem acesso a diversos tipos de ferramentas de trabalho, como editores de texto e de imagem.

Desta forma, a empresa de Zuckerberg fala que o Quest pode ser "a única tela necessária". Para concretizar esse plano, a Meta fechou uma parceria com a Zoom e que permite integrar o espaço virtual com vídeo chamadas. Também foram anunciadas parcerias com AutoDesk, Adobe e Microsoft - que vai trazer mais do que os apps do Office, veja abaixo.

Segundo o empresário, o Quest Pro promete ser o próximo passo em realidade virtual e vai incorporar mundos virtuais ao espaço real, algo que foi chamado de “realidade mista”. 

O Quest Pro tem câmeras internas, para fazer eyetracking e diversos outros recursos, como renderização de ponto de vista, uma tecnologia que reduz o processamento da imagem ao reduzir a qualidade de imagem na visão periférica - o que, em teoria, dá uma sensação de naturalidade para as imagens. 

As câmeras também vão poder captar suas expressões faciais e transportá-las para seu avatar virtual automaticamente. 

Facebook diz que vai dar para criar salas de realidade mista para trabalho / Divulgação

Xbox no Metaverso e mais

Além das parcerias com as empresas de aplicativos de produtividade, o Meta revelou que vai levar os games do Xbox Gaming Cloud para o Metaverso. Foram mostradas demonstrações com o Microsoft Flight Simulator e que a funcionalidade será lançada em 2023 para a plataforma. 

Ainda na parte lúdica, o usuário poderá criar seu avatar para o Metaverso em aplicativos de celular. Além disso, você poderá usar seu avatar em aplicativos da empresa, como Facebook, WhatsApp e Instagram pelo uso de stickers e outras funcionalidades. 

No Instagram você poderá “trocar de lugar” com seu avatar em um vídeo gravado para o Reels. No WhatsApp você poderá usar seu avatar e no Facebook levar suas expressões para as conversas e interações com a comunidade.

Xbox Cloud Gaming no Metaverso / Reprodução

Falando sobre avatares, agora seu personagem terá pernas (!) e será mais detalhado. A empresa, entretanto, mostrou uma versão futura para as personas do Metaverso com o Codec Avatar que pretende fazer versões realistas do usuário.

Na nova proposta, a imagem reproduz quase fielmente os traços e a textura da pele, dando a impressão de ser um vídeo do usuário e não um personagem. Segundo Zuckerberg, — o a ferramenta já está em sua segunda geração, porém ainda não tem data para chegar.

Zuckerberg mostrou um pouco sobre o processo de "fabricação" do avatar onde ele precisa estar em uma sala especial com diversas câmeras. As imagens são processadas e compactadas para que os arquivos possam funcionar de forma eficiente nos movimentos do rosto, por exemplo. Segundo o empresário, o resultado final é bastante pesado em termos de computação.

Zuck usando o Codec Avatar / Divulgação

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Apesar de a captura ser rápida, os "Instant Avatars" ainda exigem bastante tempo de processamento para a criação, algo que a Meta pretende tornar mais rápido no futuro. Por conta da quantidade de processamento e de periféricos necessários, o Codec Avatar ainda está longe do seu lançamento. 


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