Um estudo da NASA indica que a Lua está diminuindo de tamanho com o passar do tempo. O satélite teria perdido aproximadamente 50 metros de circunferência nas últimas centenas de milhões de anos.

O fenômeno acontece por conta do núcleo da Lua estar esfriando, e se assemelha a uma uva se tornando uva passa. O encolhimento, por sua vez, ocasiona eventos similares a terremotos na superfície lunar, graças à sua crosta quebradiça;

Conforme o astro vai diminuindo, falhas de pressão são formadas, e uma parte da crosta se sobrepõe à outra, causando tremores que podem alcançar até cinco pontos na escala Richter. A magnitude pode ser medida graças a sismógrafos enviados ao satélite nas misões Apollo 11, 12, 14, 15 e 16.

Curiosamente, seis dos oito "terremotos" aconteceram quando a Lua estava no apogeu de sua órbita, ou próximo dele. Esse é o momento em que o satélite mais se distancia da Terra, e o estresse das marés da gravidade do nosso planeta causa um pico no estresse total, facilitando eventos como esse.