O mercado espacial anda bem agitado por aqui. Na última sexta-feira (13), a Blue Origin entrou com um processo federal para contestar um contrato de pouso na lua da NASA concedido exclusivamente à SpaceX, aumentando a aposta em um impasse já tenso sobre o programa multi bilionário de aterrissagem lunar.

Detalhes do processo não estão disponíveis porque os documentos estão sob sigilo, mas a Blue Origin afirma que é uma ‘tentativa de remediar as falhas nos processos de aquisição encontradas no Sistema de Aterrissagem Humana da NASA’, disse a empresa em um comunicado. 

Human Landing System, NASA

Human Landing System (Sistema de Aterrissagem Humana), ou HLS, é o nome formal do programa que está no centro dessa batalha legal e visa usar a contratação do setor privado para desenvolver, construir e testar o veículo que colocará os astronautas na Lua pela primeira vez depois de meio século.

Depois de inicialmente prometer oferecer vários contratos para estimular o desenvolvimento de pelo menos duas sondas lunares que pudessem competir entre si, a NASA anunciou em abril que estava dando apenas um único prêmio para a SpaceX por US$2,9 bilhões, citando os custos como razão principal para a decisão. O congresso não concedeu à NASA todo dinheiro que havia solicitado para o programa HLS.

A Blue Origin já havia tentado lutar contra a decisão de contratação com o US Government Accountability Office em abril deste ano, mas o GAO ficou do lado da NASA e negou o pedido.

New Shepard, Blue Origin

Acreditamos firmemente que as questões identificadas nesta aquisição e seus resultados devem ser resolvidos para restaurar a justiça, criar concorrência e garantir um retorno seguro à Lua pela América”, disse a Blue Origin em um comunicado. 

Um juiz atendeu o pedido da Blue Origin para manter a reclamação do tribunal sob sigilo, que argumentou que tornar as informações públicas poderia expor ‘informações proprietárias, segredos comerciais e informações financeiras confidenciais’ e causar ‘graves danos competitivos’, de acordo com documentos judiciais arquivados no Tribunal de Reivindicações Federais dos EUA.

A guerra entre SpaceX e Blue Origin - propriedades dos dois homens mais ricos do mundo, Elon Musk e Jeff Bezos, respectivamente - também incluiu uma batalha de relações públicas. 

Starship Artemis, SpaceX

A Blue Origin chamou os planos da SpaceX de usar seu veículo Starship - um foguete experimental massivo sendo testado no sul do Texas - para o programa HLS de ‘imensamente complexo e de alto risco’.

Enquanto isso, Elon Musk, CEO da SpaceX, criticou as afirmações da Blue Origin no Twitter por semanas, dizendo que ‘se o lobby e os advogados pudessem colocá-lo em órbita, Bezos estaria em Plutão agora’. 

A Blue Origin apresentou a oferta de US$5,9 bilhões e propôs trabalhar como ‘seleção nacional’ ao lado de gigantes da indústria aeroespacial como Northrop Grummam e Lockheed Martin.