Durante a CES 2019, a IBM revelou oficialmente seu primeiro modelo de computador quântico comercial, o IBM Q System One.

Com potência de 20-qubit, a máquina ainda é significativamente grande, e a própria IBM indica que ela não tem o poder necessário para realizar muitas das aplicações esperadas de um sistema de computação quântica, mas também reforça que ele podem ser atualizados e melhorados com relativa facilidade.

Divulgação/IBM

“O IBM Q System One é um enorme passo à frente para a comercialização da computação quântica”, disse o vice-presidente da Hybrid Cloud e diretor da IBM Research, Arvind Krishna. “Este novo sistema é crítico para expandir a computação quântica para além das paredes de um laboratório de pesquisa, enquanto trabalhamos para desenvolver aplicações quânticas práticas para negócios e ciência.”

Entre os elementos que compõem o computador estão:

  • Hardware quântico desenvolvido para ser estável e se auto-calibrar para dar qubits de alta qualidade previsíveis e reprodutivos
  • Engenharia criogênica que traz um ambiente quântico continuamente frio e isolado
  • Peças eletrônicas de alta precisa em forma compacta para controlar melhor grandes números de qubits
  • Firmware quântico para lidar com a manutenção do sistema e disponibilizar atualizações de sistema sem perda de tempo para usuários
  • Computação clássica para providenciar acesso em nuvem e execução híbrida para algorítimos quânticos de forma segura 

A IBM também divulgou um vídeo especial mostrando mais sobre o novo sistema integrado, que pode ser conferido acima. Uma réplica do computador pode ser vista na CES 2019.