O assistente de inteligência artificial do Google deverá ficar consideravelmente mais inteligente até o final do ano, recebendo o suporte de 22 novas línguas, anunciou a empresa nesta sexta-feira (23).

Atualmente, o Google Assistente é capaz de compreender oito idiomas: inglês, português brasileiro, francês, alemão, japonês, coreano, italiano e espanhol.

Segundo Nick Fox, vice-presidente de produtos da empresa, a lista de novos idiomas incluiu dinamarquês, holandês, hindi, indonésio, norueguês, sueco e tailandês.

Com os 22 novos idiomas, a expectativa é que 95% de todos os dispositivos Android ao redor do mundo sejam suportados pelo assistente.

O assistente também se tornará "poliglota" a partir deste ano, entendendo múltiplas línguas em um mesmo dispositivo: a ideia é que residências nas quais mais de uma língua é falada possam usar o assistente livremente, sem ter que reconfigurá-lo para uma única língua específica. O recurso estará disponível em inglês, francês e alemão, mas chegará para outros idiomas no futuro.

Por fim, duas novas funcionalidades chegam ao assistente: rotinas, que permitem estabelecer uma série de regras ativadas por único comando de voz, e lembretes baseados em posicionamento – para quando você entrar na padaria, por exemplo, ser lembrado de comprar leite.