Há muitos usuários do Discord que gostam de ouvir música enquanto conversam. Um dos bots mais utilizados para essa finalidade, o Groovy, foi desativado há menos de um mês a pedido do Google, já que usava áudios da plataforma de vídeos nos chats privados. Agora, chegou a vez do Rythm.

Conforme publicado pelo The Verge, o bot musical Rythm será encerrado para sempre em 15 de setembro. O motivo para essa exigência do Google foi exatamente o mesmo de quando o Groovy foi desligado: o bot viola os termos de serviço do YouTube ao se aproveitar do áudio de vídeos que estão disponíveis na plataforma.

Até o momento de publicação desta matéria, o Rythm havia sido instalado em mais de 20 milhões de servidores do Discord, garantindo o acesso de pelo menos 560 milhões de usuários. Comparativamente, o Groovy era um pouco menor e estava instalado em 16 milhões de servidores.

A expectativa, naturalmente, é de que todos os bots musicais do Discord sejam tirados do ar eventualmente. Principalmente, se estiverem usando como banco de dados o YouTube, que se mostrou determinado na missão de acabar com quaisquer chances de tirarem proveito da plataforma.

Logo do Discord.

Você pode estar se perguntando: "mas por que isso incomoda o Google tanto assim?" Basicamente, o motivo deve ser dinheiro. Quando áudios de vídeos do YouTube são tocados no Discord, de acordo com o GamesRadar, usuários não são impactados por propagandas — e publicidade é fundamental para que o YouTube continue sendo lucrativo.

Não fosse por esse pequeno truque, os vídeos renderiam dinheiro para o YouTube normalmente, como já o fazem quando assistimos na plataforma. Se os vídeos deixam de gerar renda para o Google, é natural que isso vá fazer com que a empresa tome medidas para evitar prejuízos.

O futuro não parece muito promissor para quem é apegado aos famosos bot musicais. Força, guerreiros.