Multinacional sueca do setor de telecomunicações, a Ericsson anunciou nesta sexta-feira (07) que não participará da Mobile World Congress (MWC), um dos maiores eventos do mundo de tecnologia, por conta do surto de coronavírus que aflige a China e outras regiões do mundo.

Em um comunicado publicado em seu site, a empresa afirmou que estava "monitorando" a evolução do vírus e que resolveu aderir às recomendações de autoridades e órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), cancelando sua presença no evento.

"Após uma extensa avaliação de risco interno, a Ericsson decidiu adotar outras medidas de precaução retirando-se do MWC Barcelona 2020, o maior evento do setor de telecomunicações", afirmou a empresa no comunicado.

"A Ericsson reconhece que a GSMA fez tudo o que pode para controlar o risco. No entanto, como um dos maiores expositores, a Ericsson tem milhares de visitantes em seu estande todos os dias e, mesmo que o risco seja baixo, a empresa não pode garantir a saúde e a segurança de seus funcionários e visitantes."

Reforçando o posicionamento, Börje Ekholm, CEO e presidente da Ericsson, afirmou que essa não foi uma decisão "fácil" para a empresa, mas que é a decisão de negócio "mais responsável".

Em nota também publicada nesta sexta, a GSMA, organizadora do MWC, lamentou o episódio, mas afirmou respeitar a decisão da empresa de não participar do evento.

A GSMA reforçou que a realização do evento continuará como planejado e que a organização continua monitorando o impacto do surto de coronavírus na convenção.

A Ericsson, vale lembrar, não é a primeira empresa a cancelar sua participação no evento. Na última terça-feira (04), a LG Electronics tomou a mesma decisão como medida de precaução, prometendo realizar eventos separados para revelar seus produtos que seriam mostrados na MWC.

A ZTE também consta na lista de desistências, tendo cancelado sua conferência para imprensa na feira por precaução contra o coronavírus.

O Mobile World Congress acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro em Barcelona, na Espanha.