Nesta quinta (17), o CEO da The Boring Company, Elon Musk, junto com o líder de projeto Steve Davis, revelaram mais detalhes sobre o projeto de um túnel especial criado para aliviar o trânsito da cidade de Los Angeles durante a The Boring Company Information Session desta semana.

O túnel, de extensão estimada de 4,3 quilômetros, ficaria em paralelo com uma das vias mais congestionadas de LA, a Interstate 405, e permitiria pessoas a irem do aeroporto LAX até o centro da cidade em 8 minutos por meio do shuttle Loop, capaz de levar até 16 pessoas.

“Não estamos sugerindo isto para excluir outros métodos, mas é o que achamos que pode funcionar”, disse Musk.

O projeto será feito em colaboração e com aval da entidade responsável pelo transporte público da cidade, o LA Metro, e que o túnel não afetará a expansão do metrô na região, como indicado em uma mensagem divulgada em redes sociais.

“A chefia do Metro e o CEO Phil Washington tiveram uma ótima reunião hoje com a talentosa equipe da [The Boring Company]. Eles coordenarão conosco enquanto seguem em frente com seu túnel conceitual sob a Sepulveda Boulevard para garantir que não interfira com o projeto de trem Sepulveda Transit Corridor. Seremos parceiros seguindo em frente.”

O Estado da Califórnia proveu uma isenção para o projeto do CEQA (California Environmental Quality Act), que estuda e analisa o impacto ambiental de construções do tipo. O conselho legislativo de Los Angeles, porém, ainda precisaria aprovar a isenção. O CEO indicou que, caso o projeto seja expandido no futuro, ele seguirá todos os protocolos desta lei.

Preocupações envolvendo possíveis impactos ambientais do túnel incluem a destruição de um terreno de alta densidade populacional, além de possíveis desastres decorrentes de terremotos - algo extremamente suscetível na região da cidade.

Durante a apresentação, Musk e Davis indicaram que o maior desafio do projeto está em criar uma máquina de escavamento rápida e barata o suficiente para tornar o túnel viável. Atualmente, o objetivo dos projetistas da Boring Company é de elaborar uma escavadeira que consiga atingir a velocidade de uma lesma, sendo que a atual chega a apenas um décimo disso.

Os detritos gerados pela escavação também são um problema, e tanto Davis quanto Musk sugeriram a utilização deles para criação de tijolos para construção de casas.

Não há uma previsão para início ou término do túnel.