Fundador e CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk é o oposto de uma pessoa resistente à novas tecnologias. Ainda assim, há ao menos uma inovação atual da indústria que parecer deixar o executivo bastante preocupado: a inteligência artificial.

Em uma reunião com governadores dos Estados Unidos durante este final de semana, Musk pediu pela regulamentação proativa de tecnologias de inteligência artificial antes que seja “tarde demais”, mostrando preocupação com o potencial de extinção de empregos que essa inovação pode trazer.

"Até que as pessoas vejam robôs na rua matando outras pessoas, elas não saberão como reagir porque isso parece algo etéreo", afirmou (via Recode). "Inteligência artificial é um caso raro em que precisamos ser proativos na regulamentação em vez de reativos. Porque penso que quando estivermos reativos na regulamentação da IA, será muito tarde".

Chamando a tecnologia de um “risco fundamental à existência da civilização humana”, Musk indicou temer que se autoridade esperarem pela opinião pública antes de começarem a criar leis para regular o setor, o estrago já poderá ter sido.

"A prioridade seria tentar aprender o máximo possível, entender a natureza dos problemas", sugeriu. Você pode acompanhar a fala de Musk (em inglês) no vídeo acima, a partir da marca de 43 minutos.