A SEC (Security and Exchanges Comission, ou Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) processou o empresário sul-africano Elon Musk por fraude.

A ação legal vem após uma declaração de agosto, quando Musk postou em seu Twitter que tinha planos de tornar a companhia automotiva Tesla em uma empresa de capital privado caso seu valor atingisse US$ 420 na Bolsa de Valores.

“Estou considerando tornar a Tesla privada em US$ 420. Financiamento assegurado”, escreveu.

Depois de realizar uma investigação, a Comissão concluiu que Musk não tinha fechado nenhum acordo para financiamento, ou indicado previamente a qualquer outro investidor ou regulador de mercado que tinha planos de tornar a Tesla em uma empresa privada.

“Um presidente e CEO de uma companhia pública tem responsabilidades importantes para investidores”, declarou a co-diretora da SEC, Stephanie Avakian, em uma conferência de imprensa. “Estas responsabilidades incluem a necessidade de ter escrúpulos e tomar cuidado com a verdade e certeza de declarações feitas para o público investidor, sejam elas feitas de formas tradicionais como um comunicado de imprensa ou uma conferência de negócios, ou métodos menos formais como Twitter e outras redes sociais.”

“Nem status de celebridade ou reputação como inovador tecnológico causam isenção de leis de títulos federais.”

Musk fez uma declaração para a imprensa após o processo.

“Esta ação injustificada pela SEC me deixa profundamente triste e desapontado”, disse Musk ao canal CNBC. “Eu sempre tomei iniciativa com o principal interesse na verdade, transparência e investidores. Integridade é o valor mais importante na minha vida e os fatos mostrarão que nunca comprometi isto de qualquer maneira.”

De acordo com Musk, o financiamento que tornaria a Tesla em uma empresa privada seria estabelecida por um grupo saudita. A parceria, porém, nunca se materializou.

Curiosamente, somente Musk foi processado pelo órgão, e não a companhia Tesla. Fontes da CNBC indicam que executivos ficaram surpresos, esperando que a empresa também recebesse algum tipo de retaliação legal.