De acordo com o relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a empresa de inteligência de mercado Compre & Confie, a pandemia do coronavírus COVID-19 levou a um aumento significativo em vendas digitais de necessidades básicas, e uma queda no setor de games e eletrônicos.

A análise das companhias indica que os setores que mostraram um aumento significativo principalmente na área de Saúde, que aumentaram 111% nos meses de fevereiro e março de 2020 em relação ao mesmo período de 2019; Beleza e Perfumaria, por sua vez, cresceu 83%; e vendas digitais de Supermercados aumentaram em 80% nestes dois meses.

Por outro lado, o comércio digital de itens que costumam ter boas vendas na área tiveram grandes quedas em relação ao ano passado: Câmeras, Filmadoras e Drones caíram em 62%; Games, por sua vez, em 37%, e Eletrônicos 29%.

"Houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor com a chegada do COVID-19", explicou o diretor executivo da Compre & Confie, André Dias. "Setores que geralmente apresentam bons resultados tiveram queda significativa, enquanto outros, de menor porte no e-commerce, ganharam o protagonismo."

"A tendência é que o cenário continue dessa forma, com consumidores cada vez mais engajados nas compras à distância e movimentando de forma significativa o consumo de categorias relacionadas às necessidades básicas do dia a dia e ao esforço de prevenção do COVID-19", continuou.

Como a ABComm indica, porém, um desafio que empresas de vendas digitais enfrentarão nas próximas semanas (e até meses) é a de logística de entregas, já que é possível que sejam implementadas medidas que reduzam a circulação de veículos e formas de transporte destas mercadorias.

"É uma preocupação válida e estamos observando cada vez mais empresas buscando alternativas a esse cenário", disse Mauricio Salvador, presidente da entidade.