A Disney registrou uma patente nos Estados Unidos que permitirá a simulação de mundos digitais em realidade aumentada sem a necessidade de usuários vestirem óculos ou headsets. Basta estar ali e aproveitar a experiência.

Conforme publicado pelo SiliconValley.com (via IGN), essa patente foi registrada em 28 de dezembro. Com essa tecnologia, a gigante do entretenimento poderá criar atrações de parques temáticos no mundo real em que usuários desfrutarão, simultaneamente, de um mundo virtual 3D que não exige quaisquer periféricos.

Patente da Disney.

De acordo com informações que constam na patente em questão, os espaços virtuais da Disney seriam criados usando um conjunto de projetores de alta velocidade e um método conhecido como SLAM, que é uma versão reduzida de "Localização e Mapeamento Simultâneos." Isso permitirá que eles localizem e determinem a perspectiva de movimento do usuário conforme ele se movimenta nas atrações.

Uma experiência similar foi testada no Super Nintendo World, com a adição de Mario Kart: Koopa's Chellenge. A atração, que permite que os visitantes corram por uma pista inspirada levemente nos jogos da série Mario Kart, inclui uma versão própria de Realidade Aumentada que é ativada quando usuários chegam à pista de Mario Kart escolhida.

Nessa experiência, visitantes recebem uma tiara que reproduz personagens animados e flechas de direção que o usuário deve seguir usando um carrinho para coletar itens escondidos em algumas caixas. Bem no estilo do jogo mesmo.

O que a Disney pretende fazer é evoluir esse conceito, tornando desnecessários os periféricos, e, aparentemente, tornar a tecnologia viável também para uso caseiro. Por enquanto, não há uma previsão de quando essa patente será mais do que um esboço conceitual sem utilidade prática. Contudo, os resultados parecem um tanto promissores.