A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), considerada a maior fabricante de semicondutores para terceiros do mundo, revelou na última quarta-feira (25) que o preço de seus produtos aumentará em até 20%.

O jornal Liberty Times de Taiwan (via Nikkei Asia) reporta que a variação, e o momento em que ela será aplicada, dependerá de cada caso. Algumas companhias já foram notificadas de que o aumento de preço nos semicondutores será efetivo imediatamente.

A mudança de valor efetivada pela TSMC é só o último capítulo da crise de abastecimento de semicondutores pelo mundo, já que são eles que compõem os circuitos integrados que permitem o funcionamento de eletrônicos.

Devido a fatores como a pandemia de COVID-19 e a guerra comercial entre EUA e China, a demanda de equipamentos eletrônicos cresceu vertiginosamente, e as fabricantes de semicondutores - majoritariamente localizadas na Ásia, como a própria TSMC e a sul-coreana Samsung - não têm conseguido compensar a oferta, levando a escassez de produtos em diversas indústrias, desde a automotiva e eletrodomésticos até consoles e componentes de PC.

JENS SCHLUETER / AFP

Vale notar que a TSMC tem como clientes companhias como Apple, Toyota e a AMD - que, além de seus próprios componentes de computador, também é responsável pela CPU e GPU tanto do PS5 quanto de Xbox Series X|S.

Anteriormente, a Sony indicou que terá o número de chips suficientes para suprir a demanda de PS5 estimada pela empresa pelo resto do ano fiscal. O que isso significa para além de abril de 2022 ainda é uma incógnita.

Fatores extras, como a seca que atinge a região de Taiwan, só deve estender os problemas de fabricação local por parte da TSMC.

Por isso, é bem provável que a relativa escassez do PS5 e Xbox Series X|S, assim outros produtos eletrônicos, continue no futuro próximo (e talvez além).