Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, admitiu em painel da SXSW que os Stories realmente foram feitos em imitação ao Snapchat. Systrom afirma que os usuários de sua rede social postavam um alto número de links para suas Histórias do Snapchat, dando a entender que eles gostariam que ambas as plataformas foram integradas.

No fim, o Snapchat não foi integrado ao Insta, mas os Stories se tornaram cada vez mais populares entre os usuários, enquanto o Snapchat caía em número de usuários. Em pesquisa recente, o Instagram passou o concorrente como aplicativo mais usado entre os jovens.

Lançada em 2013, a Minha História do Snapchat não foi um sucesso imediato. Entretanto, o recurso cresceu aos poucos e atingiu um número incrível em 2017, onde 25% dos Snaps produzidos eram direcionados para o Minha História.

Os Stories do Instagram vieram 3 anos depois, em 2016, e apesar das acusações de "copiar" o concorrente, caiu no gosto do público: segundo o Mashable, o recurso tinha 200 milhões de usuários diariamente, número maior do que o de usuários ativos diários em todo o Snapchat.