
Robyn Beck/AFP
CES 2020: O que esperar do maior evento de tecnologia do mundo
Carros voadores, televisores experimentais, 5G e mais
Um dos mais tradicionais eventos anuais de tecnologia, CES 2020 começa oficialmente neste domingo (05) em Las Vegas, nos Estados Unidos, dando a largada no calendário da indústria com a promessa de uma enxurrada de produtos, gadgets e novidades tecnológicas.
Ponto de encontro de empresas como Amazon, Intel, LG, Lenovo, Microsoft, Google, Samsung, Sony e mais, a convenção – assim como em anos anteriores – deve contar com um misto entre tecnologias atuais, incluindo televisores 8K e outros produtos domésticos, e inovações de médio e longo prazo, como 5G e carros autônomos. É claro, com uma ou outra surpresas no caminho.
Para te ajudar a navegar no mar de conteúdo que deve ser apresentado nos próximos dias, listamos algumas das tendências e produtos que são uma aposta certa para a CES 2020.
5G (mais uma vez)

A essa altura, o 5G não é nenhuma surpresa na CES. A próxima geração de conectividade móvel já é discutida há alguns anos e suas primeiras implementações comerciais já começaram ao redor do mundo, em países como os Estados Unidos.
Em 2020, no entanto, a expectativa é da chegada definitiva das redes 5G, que se tornarão mais palpáveis para os consumidores finais. Na prática, isso quer dizer uma só coisa: novos smartphones 5G.
A CES não é conhecida tradicionalmente como um evento marcado pelo lançamento de smartphones. Grandes fabricantes costumam guardar seus anúncios para outros momentos do ano, como o Mobile World Congress (MWC) ou para eventos próprios.
Ainda assim, há sempre a expectativa de que uma ou outra empresa resolva antecipar algum anúncio para aproveitar os holofotes que estão sob a CES e mostrar algum produto. Outra possibilidade é que companhias de pequeno ou médio revelem gadgets ou serviços relacionados ao 5G, também na expectativa de chamar atenção durante a convenção.
Reprodução/PixabayTVs pegam carona nos consoles de próxima geração

Ao contrário dos smartphones, televisores estão em casa na CES. O evento em Las Vegas é, tradicionalmente, o local onde empresas apresentam suas novas TVs – sejam elas modelos prontos para o mercado ou projetos conceituais.
Exemplos recentes disso foram a The Wall, televisor modular de MicroLED da Samsung que vai de parede a parede, e a televisão dobrável da LG, que pode ser completamente ocultada ao se enrolar dentro de um móvel que se assemelha à uma mesa de apoio.
Com a chegada prevista para este ano dos consoles de próxima geração da Sony e Microsoft, a expectativa é que mais televisores 4K HDR sejam apresentados, assim como modelos que conseguem reproduzir conteúdo a 120Hz.
Como de costume, televisores 8K também devem fazer uma graça e dar as caras no evento, mas seguem com o status de tecnologias de nicho – bem distantes da realidade para a esmagadora maioria de consumidores.
Ah, com a promessa da Microsoft e Sony de que seus consoles também rodarão conteúdo em 8K, é possível que esses televisores ganhem mais popularidade, mas ainda é cedo para prever qualquer tipo de adoção em massa.
Justin Sullivan/Getty Images North America/AFPCarros autônomos, elétricos e voadores

Há alguns anos que a indústria automobilística fez da CES sua casa na hora de apresentar novidades sobre o setor. Com avanço constante de carros elétricos e tecnologias para automação veicular, empresas como General Motors, Aston Martin, Fiat, Honda e Jeep são presenças confirmadas neste ano.
Veículos elétricos devem continuar a ser o foco das montadoras neste ano, mas tecnologias que trazem mais conforto e conveniência ao motorista também estarão sob os holofotes – incluindo sistemas de inteligência artificial.
Outra tendência que já tem presença confirmada na CES 2020 são carros voadores – aclamados como a próxima fronteira para a mobilidade urbana, protótipos de carros voadores já foram mostradas em ediões passadas da CES e continuarão aparecendo. Entre os modelos confirmados deste ano está o carro voador conceitual Personal Air Vehicle (PAV), da Hyundai.
Reprodução/HyundaiAssistentes em todos os lugares

Automação residencial é um tema recorrente na CES há alguns anos. Com o avanço da conectividade wirelss doméstica e com a evolução dispositivos conectados, o sonho da casa conectada – capaz de facilitar a vida do morador automando tarefas cotidianas – continua a ser vendido pelas empresas que participam do evento.
Google e Amazon já têm presenças confirmadas da conferência, então não seria nenhuma surpresa que a CES 2020 trará uma enxurrada de produtos com o Assistente e com a Alexa embarcados.
De alto-falantes inteligentes a eletromésticos, passando por máquinas de lavar a hubs domésticos inteligentes, parceiros das duas gigantes de tecnologia devem mostrar de tudo.
Reprodução/AmazonO que, quando e onde?

A CES 2020 acontece no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas, Nevada, entre os dias 07 e 10 de janeiro. Nos dias 05 e 06 de janeiro, as primeiras prévias e conferências de imprensa do evento já começam.
Robyn Beck/AFP