O sonho de uma máquina voadora para uso particular vem desde Leonardo da Vinci e está embrenhado no universo da cultura pop como nos filmes De Volta Para o Futuro e no desenho Os Jetsons, entre outros. Agora o sonho do carro voador está mais próximo do que nunca. 

De janeiro até agora foram mostrados alguns “veículos pessoais de aviação”, o termo técnico para essa categoria de transporte que iniciou uma corrida entre fabricantes do mundo todo, incluindo a brasileira Embraer. 

Porém não fique muito animado para queimar o chão antes de levantar voo: a maioria dos “carros voadores” são muito mais próximos dos drones do que dos carros propriamente ditos. São dezenas de projetos que estão saindo do papel, mas separamos três deles para você conhecer logo abaixo.

Cadillac VTOL

Em janeiro deste ano, por exemplo, foi a Cadillac, divisão de carros de luxo da General Motors, que trouxe o VTOL, uma espécie de drone gigante que estava sendo desenvolvido em parceria com a Uber (a empresa vendeu a divisão que investia em carros autônomos e voadores em dezembro de 2020).

A marca apresentou seu conceito na CES 2021 e não deu um nome para o veículo (VTOL é a contração de electric Vertical Takeoff and Landing, ou decolagem e pouso vertical elétrico), dizendo que esta é sua primeira tentativa de projetar um conceito de aeronave elétrica e que “está olhando para o futuro”.

Ao que tudo indica, o VTOL da Cadillac será um veículo autônomo e elétrico, seguindo os padrões atuais de sustentabilidade. Segundo a empresa, o veículo utiliza outro produto que está em desenvolvimento pela GM: as baterias de Ultium. A GM disse na ocasião que essa nova bateria possui alto teor de níquel e baixo teor de cobalto e que, segundo a empresa, serão o “novo padrão para armazenamento de energia”.

O VTOL não tem dados específicos, apenas foi divulgado que ele faria viagens de cruzeiro a 90 Km/h, com modelos para um e dois passageiros e faria pousos em “Vertiportos espalhados pelas cidades”.

Embraer Eve

Em março foi a vez da Embraer mostrar seu carro voador, o Eve, que alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), sede da empresa. O projeto do drone voador foi desenvolvido pela Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão voltada para mobilidade urbana da EmbraerX, que é o braço de pesquisa e inovação da empresa aeronáutica brasileira.

O Eve será autônomo e usará como fonte de energia baterias elétricas para as dez hélices, porém a versão final poderá ganhar dois rotores para melhorar seu desempenho em voos de cruzeiro.

Apesar de ser um veículo autônomo, o Eve vai contar com um piloto no comando para supervisão dos itens técnicos - o que torna sua presença no mundo mais realista.

Apesar de já ter voado, o Eve não tem data para chegar aos helipontos das cidades tendo em vista as atuais legislações de tráfego aéreo e diversos outros fatores. Prevendo isso, a EmbraerX também está desenvolvendo um sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreo Urbano para controlar a autonomia das naves.

Klein Vision AirCar

Agora sim estamos falando de um carro voador de verdade! A Klein Vision é uma das poucas empresas que aposta verdadeiramente em um “carro voador” de verdade. O AirCar fes seu primeiro voo em 20 de junho entre as cidades de Nitra e Bratislava, capital da Eslováquia - as cidades ficam a 74km de distância.

Parecendo um bólido que poderíamos ver em Need For Sped ou Forza Motorsport, o AirCar é um carro que tem asas retráteis, volante no lugar de manche. Porém, para pilotá-lo ainda é necessário que o piloto possua um brevê de aviação. 

Segundo a Klein Vision, o carro leva cerca de três minutos para se transformar em um avião. Para voar, as asas na lateral do carro sobem e, então, se abrem. Na parte trazeira, o estabilizador vertical se prolonga para atuar como uma cauda de avião.

Segundo o criador (e piloto de testes) Stephan Klein, o voo durou 35 minutos, alcançou a altura de 2,5 mil metros e alcançou a velocidade de cruzeiro de 190 km/h. O veículo tem um motor 1.6cc de 120 cavalos da BMW e utiliza gasolina comum. A ideia de Klein é que o segundo protótipo tenha um motor mais potente, de 300 cv e que alcance a velocidade de 300 km/h.

O AirCar, entretanto, tem suas limitações: só transporta duas pessoas, com um limite de peso de até 200 kg, além de precisar de uma pista de pouso. O AirCar tem autonomia de voo estimada em 1000 Km e consome 18 litros de gasolina por hora de voo.

O céu está logo ali

Enquanto não chegam às concessionárias ou aplicativos de transporte, os “carros voadores” precisam passar por diversos testes e serem aprovados pelas autoridades ao redor do mundo. 

A maioria dos projetos são pensados para empresas de transporte aéreo. O Eve, da Embraer, já tem algumas empresas interessadas na versão final do veículo e viu suas ações crescerem cerca de 15% desde o anúcio do Eve e ganhou ganhou R$ 2 bilhões em valor de mercado após confirmar tratativas que podem culminar na fusão com a americana Zanite Acquisition.

O mercado está animado para o novo salto da locomoção, mas você tem vontade de ter um “carro voador” em casa?