Após meses de rumores sobre o tema, a Asus anunciou oficialmente sua entrada na disputa pelo mercado smartphones gamers com o novo ROG Phone, modelo revelado durante uma apresentação da empresa na Computex 2018 nesta segunda-feira (04), em Taipei, Taiwan.

Inspirado na linha de produtos gamers da companhia, a Republic of Gamers, ROG Phone conta com um display AMOLED de seis polegadas com resolução de Full HD, taxa de atualização de 90 Hz e suporte HDR.

Por baixo do capô, o dispositivo embarca o poderoso Qualcomm Snapdragon 845, mas configurado com clock de 2,96 GHz – o maior disponível em um smartphone na atualidade. Completam as configurações 8 GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno e uma generosa bateria de 4.000 mAh.

Sua principal característica para ajudar usuários em longas sessões de jogatina, no entanto, fica por conta de um cooler externo que pode ser encaixado na parte traseira do smartphone para mantê-lo resfriado mesmo quando rodando jogos exigentes. O acessório estará incluso na venda do ROG Phone e também conta com sensor háptico, que vibra conforme a ação do game, uma entrada USB-C extra e uma entrada de 3.5 mm para fones de ouvido.

Além do cooler externo, o smartphone receberá também dois docks que expandem suas possibilidades de interação: o Twindock, que transforma o smartphones em uma espécie de consoel portátil com uma segunda tela; e um segundo dock desktop, que contará com múltiplas portas de conexão, e permite que o ROG Phone seja conectado a um teclado, mouse, cabo ethernet e saída para monitor.

Embarcado com o Android 8.0 Oreo, o modelo terá ainda um modo otimizado para jogos, que poderá ser ativado "apertando" as laterais do smartphone na mão. Apelidado de X Mode, o modo desativa processos rodando no background do smartphone, priorizando a alocação de RAM e transferência de dados para o game que estiver em reprodução.

Detalhes sobre a disponibilidade ou preços do ROG Phone não foram revelados.