O debate sobre a privacidade e a proteção de dados online é quase tão antigo quanto a própria internet. Desde que começamos a transição de um mundo offline para um mundo conectado, especialistas se questionam sobre o quão seguros são e quão seguros estão nossos hábitos virtuais.

Na última década, no entanto, o número de internautas que passou a se preocupar com sua a proteção de seus dados na rede explodiu. Não à toa: com o progresso implacável das redes sociais, de smartphones e de serviços online, o cuidado com nossa identidade virtual se tornou tão importante quanto com a do mundo do mundo real.

Ainda assim, entre vazamentos de dados, como o do Facebook-Cambridge Analytica, e escândalos de espionagem, como o da NSA, entender a dimensão desses problemas e a importância de seus dados pode ser um desafio.

Para ajudar, selecionamos cinco ótimos documentários para quem quer entender como a internet mexe com nossa privacidade e aprender mais sobre alguns dos eventos da último década que ajudaram a moldar e debate sobre o tema.

The Great Hack (2019)

Produzido e dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer, The Great Hack é documentário mais recente dessa lista e, por isso, trata de um dos eventos mais importantes dos últimos anos quando o assunto é privacidade: o escândalo do Facebook-Cambridge Analytica.

O documentário conta a história do escândalo a partir de três personagens com histórias entrelaçadas: David Carroll, professor da Parsons School of Design que teve os dados de sua pesquisa invadidos pela Cambridge Analytica; Brittany Kaiser , ex-funcionária da Cambridge Analytica que falou publicamente sobre o mau uso de dados coletados pela empresa pelo Facebook; e Carole Cadwalladr, jornalista que reportou sobre o escândalo pelo The Guardian.

Através dos personagens, o documentário explora como o escândalo se desenrolou e como extrapolou o mundo virtual, impactando a campanha do Brexit do Reino Unido e as Eleições Presidenciais de 2016 dos Estados Unidos.

Nothing to Hide (2017)

Documentário independente dirigido por Marc Meillassoux, Nothing to Hide tem como objetivo desconstruir o argumento de "não tenho nada a esconder" que boa parte do público usa para justificar a aceitação da vigilância online de nossas vidas e dados.

Contando histórias de pessoas reais que foram afetadas pela vigilância promovida por corporações e governos, Nothing to Hide explora a ideia de que a privacidade é um bem precioso demais para se abrir mão em nome de conveniências do mundo moderno.

Deep Web (2015)

Em pleno 2020, não é difícil que você já tenha ouvido falar ao menos uma vez da Deep Web, espaço “oculto”, descentralizado e criptografado da internet mundial que fica fora do alcance de mecanismos de busca tradicionais e é conhecido pelas transações ilegais que costumam acontecer entre seus usuários.

Dirigido por Alex Winter e narrado por ninguém menos que Keanu Reeves, Deep Web explora esse espaço cinzento da internet e explica detalhes sobre seu funcionamento, tratando de temas como política, bitcoin e a história da infame Silk Road – mercado anônimo de produtos ilícitos que foi supostamente criado Ross Ulbricht.

Terms and Conditions May Apply (2013)

Terms and Conditions May Apply pode ser o mais antigos dos filmes desta lista, mas não por isso o menos importante. Afinal, o tempo passa, mas a prática de internautas de aceitar termos e condições de uso de serviços online sem lê-los continua tão comum quanto sempre foi.

Dirigido por Cullen Hoback, a produção foca na quantidade de dados que corporações e governos conseguem obter de forma legal de usuários incautos por conta de um simples clique no botão “aceito”.

Citizenfour (2014)

Dirigido por Laura Poitras, Citizenfour conta a história de um dos personagens mais importantes da década quando o assunto é privacidade de dados: Edward Snowden, analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de programas de vigilância global da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

Além de múltiplos trechos de entrevista com Snowden, o documentário explora a tentativa dos Estados Unidos de trazê-lo de volta para o país para ser julgado pelo vazamento das informações – além, é claro, do processo que levou Snowden a permanecer refugiado na Rússia.