O speedrunner brasileiro Matheus "FURiOUS" Furtado recebeu uma nova certificação do Guinness Book, o Livro dos Recordes, ao bater o seu próprio recorde mundial de Super Mario World em junho de 2018.

A primeira vez que FURiOUS havia sido reconhecido pelo Livro dos Recordes foi em abril de 2017, quando estabeleceu um recorde mundial de 1 minuto, 13 segundos e 32 milésimos.

A marca foi obtida na categoria 0 Exit, ou credit warp, que consiste em usar glitches para enganar o software do jogo, logo na primeira fase, e pular direto para os créditos finais. Esta é apenas uma das várias categorias de speedrun, modalidade em que se deve terminar o jogo o mais rápido possível. Entre as outras categorias de speedrun de Super Mario World, há a Low% (terminar o jogo sem usar power-ups), ou 11 Exits (terminar o jogo usando o atalho da Star World). Você pode conferir a história em mais detalhes clicando aqui.

Entretanto, em fevereiro de 2018, FURiOUS perdeu a marca para o americano SethBling, que terminou o jogo em 56 segundos. SethBling conseguiu baixar o tempo ao descobrir um novo método, utilizando quatro constroles (com dois adaptadores SuperTap) para manter apertados os botões específicos que permitem enganar a memória do jogo e pular para aos créditos.

Duas semanas depois, utilizando a nova técnica, FURiOUS recuperou o recorde mundial. Em junho, o brasileiro alcançou o tempo que garantiu sua permanência no Guinness Book.

Em uma publicação no Facebook na qual exibe o certificado, o brasileiro comentou a disputa com SethBling. "Era literalmente uma corrida contra o tempo para ver quem conseguiria obter o menor tempo possível. Foram alguns meses tentando uma estratégia um pouco diferente (da do americano), porém mais difícil e inconsistente. Mas todo esforço, dedicação e apoio dos que acreditavam que eu ia conseguir valeram a pena."