O empresário e promotor imobiliário Mario Segale morreu no último sábado, 27 de outubro, aos 84 anos.

Apesar de ter sido conhecido como uma figura de negócios de sucesso local no estado americano de Washington, Segale acabou ficando mais conhecido mundialmente por inspirar o nome do maior ícone do mundo dos games, Super Mario.

Para um contexto maior: no início dos anos 1980, Segale era dono dos armazéns da Nintendo of America, na época uma desconhecida empresa de jogos de arcades que se preparava para o lançamento de Donkey Kong.

Mario Segale

Reprodução/Marlatt Funeral Home

Reza a lenda, a Nintendo atrasou o pagamento do aluguel do armazém, o que levou a uma visita pessoal de um irritado Segale. O presidente da Nintendo of America da época, Minoru Arakawa, acalmou os nervos do empresário ao prometer que a dívida seria paga.

Enquanto isso, a companhia procurava por um nome para o herói de Donkey Kong, conhecido na época apenas como Jumpman. Inspirados pelo episódio, funcionários da Nintendo renomearam o personagem em homenagem a seu senhorio.

Segale, de sua parte, preferiu nunca chamar atenção quanto ao fato. Em entrevista com o jornal Seattle Times, ele chegou a declarar: “Pode-se dizer que ainda estou esperando meu cheque de royalties.”

Seu obituário no mesmo jornal reforça a ideia ao dizer: “Embora ele tenha sido a inspiração para o nome do ‘Super Mario’ da Nintendo da época em que foram inquilinos em seu parque de negócios nos anos 1970, ele sempre fugiu da notoriedade e queria ser mais conhecido pelo que fez em vida.”