Dados de até 87 milhões de usuários podem ter sido compartilhados de forma imprópria para a empresa Cambridge Analytica, afirmou o Facebook em um novo comunicado divulgado nesta quarta-feira (04).

O valor é superior à estimativa original de que dados de 50 milhões de pessoas tiveram seus dados compartilhados com a empresa.

Ao TechCrunchMike Schoepfer, CTO da rede social, afirmou que usuários que podem ter sido afetados pelo vazamento serão notificados do fato em seus próprios perfis.

A mensagem informará que o uso de dados pela Cambridge Analytica pode ter ocorrido por meio de um app terceiro ativado pelo próprio usuário ou por seus amigos da plataforma.

Os dados teriam sido coletados através de um aplicativo de teste de personalidade desenvolvido por Dr. Aleksandr Kogan para o Facebook. Após coletar dados do usuários e de seus amigos, as informações do app foram repassadas para a Cambridge Analytica, onde teria sido usadas para propagandas políticas direcionadas durante a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Além dos avisos, o Facebook anunciou que irá impor uma série de novas restrições de acesso à sua API e que irá bloquear imediatamente o acesso à antiga API do Instagram.