Na noite de quarta (6), a Twitch removeu um dos emotes mais populares da plataforma de streaming, PogChamp, alegando que a figura representada na imagem ter "encorajado mais violência" após a invasão ao Capitólio dos EUA realizada por apoiadores do atual presidente do país, Donald Trump.

"Fizemos a decisão de remover o emote PogChamp após declarações da face do emote encorajando mais violência após o que ocorreu no Capitólio hoje", diz a mensagem. "Queremos que o sentimento e uso de Pog siga em frente – seu significado é muito maior que a pessoa retratada ou a imagem em si – e tem um lugar significativo na cultura da Twitch. Porém, não podemos em sã consciência continuar a permitir o uso da imagem."

O indivíduo retratado na versão removida do emote é Ryan "Gootecks" Gutierrez, que em seu Twitter perguntou se os "distúrbios civis" continuariam após a morte da mulher que foi baleada pela polícia durante a invasão ao edifício.

Pouco tempo depois, streamers passaram a proibir o uso do emote em seus canais, e até encorajaram a Twitch a banir a imagem da plataforma.

Após a remoção da antiga versão do emote, a Twitch diz que pretende criar um novo PogChamp junto da comunidade para representar "os momentos mais hype da comunidade."