Sabemos que adaptações de jogos ainda são muito questionáveis. Entretanto, os últimos anos se mostraram relativamente gentis com os fãs de grandes franquias dos games, como Pokémon, Dragon Quest e Sonic.

No aguardo pela estreia de mais adaptações das maiores franquias da indústria, como Uncharted e The Last of Us, o The Enemy elegeu, na lista abaixo, os 10 melhores filmes de jogos de todos os tempos, do pior ao melhor.

10. Príncipe da Persia: As Areias do Tempo (2010)

Personagens principais de Príncipe da Pérsia.

Embora não seja o ponto mais alto na carreira de Jake Gyllenhaal, ou mesmo na de qualquer outra pessoa envolvida com o projeto, Príncipe da Persia: As Areias do Tempo até serve para a proposta de entreter uma pessoa que está apenas buscando distração.

As cenas de ação não são sensacionais, mas passam longe do ridículo. O roteiro é fraco, mas não muito inferior ao de tantos filmes do gênero. Sabe o conceito de "filme sessão da tarde"? É isso, mas um pouco inferior a outros clássicos desse gênero brasileiro.

9. Tomb Raider (2018)

Alicia Vikander como Tomb Raider.

O reboot cinematográfico de Tomb Raider nos apresentou a Lara Croft de Alicia Vikander, que é bem melhor do que você pode imaginar, caso não tenha assistido ao filme. Por incrível que pareça, é somente no terceiro ato que o filme de Tomb Raider lançado em 2018 realmente fica ruim.

Antes disso, temos uma história comum com algumas cenas de tensão, personagens não tão memoráveis e uma performance tão boa quanto se espera da atriz em questão. Se você ainda não deu uma chance, considere assistir quando estiver de bobeira.

8. Pokémon: O Filme (1998)

Ash petrificado em Pokémon.

Quem não se lembra do Ash transformado em pedra? Na verdade, agora que escrevi essa frase, percebi que isso já está até meio batido. Todos exaltam essa cena do filme, mas há mais elementos interessantes no primeiro longa-metragem animado de Pokémon.

Mewtwo, por exemplo, se mostrou um vilão extremamente cativante e compreensível. Contra a ideia de que os Pokémon precisam obedecer os humanos, ele trazia uma discussão razoavelmente inteligente para o universo de criaturinhas fofas que são obrigadas a lutarem umas contra as outras.

Se você não assistiu ao filme nos últimos anos, veja de novo. Garanto que o roteiro se mostrará mais complexo do que parece a princípio.

7. Final Fantasy VII: Advent Children (2005)

Cloud e Sephiroth em Advent Children.

Há quem ame a conclusão de Final Fantasy VII por deixar em aberto o que realmente aconteceu com o mundo de Cloud, Tifa, Barret, Aerith e todos os personagens que tanto amamos. Entretanto, um desfecho mais preciso cairia muito bem, e foi isso que recebemos em Advent Children.

Hoje em dia, as expressões faciais podem parecer meio duras, o enredo fica abaixo de muitos jogos da série, mas o fan service é absolutamente válido, assim como as cenas de ação que, de forma geral, continuam sendo muito bem animadas.

Quem ama esse núcleo de personagens simplesmente precisa assistir ao filme animado, que mostra todo o grupo de Cloud junto em uma nova aventura e ainda traz novas cenas com Aerith.

6. Angry Birds — O Filme (2016)

Trio principal de Angry Birds.

Você também já se esqueceu de que Angry Birds é, tecnicamente, uma adaptação de um jogo?!

Quando pensamos no game original, que foi febre no início dos anos 2010, é difícil imaginar uma história que saiba se aproveitar de todos aqueles elementos, mas isso aconteceu.

O público-alvo do longa-metragem animado talvez não seja exatamente o mesmo dos demais filmes presentes nesta lista, mas vale a pena assistir à animação, que rendeu até mesmo uma continuação, acredite se quiser.

5. Terror em Silent Hill (2006)

Enfermeiras monstruosas em Silent Hill.

Ainda que não seja uma adaptação direta de um jogo específico da série, Terror em Silent Hill é bom o bastante para que você conclua a experiência com um sentimento de "quero mais" e se lembre dos bons momentos que passou jogando.

Os monstros são muito parecidos com os dos jogos, o foco é no terror em vez da ação (pena que Resident Evil não seguiu por esse caminho no cinema) e a atmosfera é envolvente o bastante para que os exigentes fãs dos dois primeiros jogos, especificamente, se sintam razoavelmente satisfeitos.

A continuação, entretanto, não vale o investimento.

4. Dragon Quest: Your Story (2019)

Dupla principal em Dragon Quest.

Muito tempo atrás, lá nos anos 1990, chegava ao Brasil um anime chamado Fly, o Pequeno Guerreiro. Embora parte do público não saiba, aquela era a primeira adaptação de Dragon Quest a ser lançada por aqui — e acabou se mostrando um sucesso considerável.

Muitos anos depois, em 2019, foi lançado um filme inspirado em Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, jogo de 1992. Na boa? Se você gosta da série, simplesmente assista ao filme na Netflix. Sério, é muito improvável que você vá se arrepender.

A qualidade da animação é boa o bastante para que você consiga se manter imerso, as piadas com conceitos clichê do gênero RPG funcionam e a história em si é genuinamente interessante. Se você nunca tinha ouvido falar, chegou a hora de assistir.

3. Sonic: O Filme (2020)

Sonic reformulado no filme.

Obviamente, nosso ouriço azul favorito não poderia ficar de fora dessa lista. Depois de chamar atenção pelo pior motivo possível — que era a aparência medonha de Sonic no primeiro trailer divulgado —, o filme de Sonic se mostrou um grande sucesso de bilheteria e alcançou um feito impressionante: agradou parte da crítica.

Com uma cena pós-créditos que tenta criar o clima perfeito para uma continuação com ainda mais personagens, esse longa-metragem é indispensável para fãs do mascote da SEGA que precisam se lembrar das razões pelas quais amam Sonic. Se os jogos têm sido uma decepção atrás da outra, o filme segue por um caminho muito mais feliz.

2. Detetive Pikachu (2019)

Pikachu como detetive.

Pokémon volta a ser destaque na nossa lista! Afinal, em Detetive Pikachu, vemos ninguém mais, ninguém menos do que Ryan Reynolds, o próprio Deadpool, dar vida a um dos mascotes mais amados na história dos games.

Falante, brincalhão e muito, muito fofo, o Pikachu de Detetive Pikachu é absolutamente brilhante. O filme faz ótimas referências a curiosidades do universo de Pokémon, traz excelentes efeitos visuais e constrói uma realidade fantástica absurdamente sedutora, em que há uma criaturinha adorável em cada canto de todos os lugares para os quais olhamos.

Ficamos na expectativa por uma continuação.

1. Mortal Kombat (1995)

Elenco de Mortal Kombat.

Em primeiro lugar, temos o filme que conseguiu tornar um aspecto de si mesmo grande o bastante para que muitas pessoas o confundissem com os próprios jogos: Mortal Kombat. Quem não conhece aquela música tema maravilhosa, com o clássico grito de MORTAL KOMBAT?!

A estrutura de torneio era fiel aos jogos, as lutas (nem todas) eram bem coreografadas, a performance de Cary-Hiroyuki Tagawa como Shang Tsung foi histórica; o filme de Mortal Kombat não se tornou conhecido apenas pelo que não conseguiu alcançar, mas, sim, pelos próprios méritos, que se tornaram marcas eternos no imaginário dos fãs da franquia.

Sabemos que o filme mais recente passou longe desse aqui, mas torcemos para que, um dia, Mortal Kombat receba mais uma adaptação digna do nome da série.