Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube se uniram para lançar, exclusivamente no Brasil, o movimento #EuMeCuido, que trata da importância das medidas de prevenção contra o coronavírus, além de incentivar pessoas a compartilharem as próprias experiências de cuidado consigo e com outras pessoas.

Em comunicado enviado à imprensa, consta que "criadores de conteúdo e figuras públicas de todo Brasil foram convidados a exercer influência positiva e a contarem suas histórias de cuidado utilizando a hashtag #EuMeCuido, a partir do dia 19 de maio." O movimento incluirá ainda um sticker "Eu Me Cuido" nos Stories do Instagram, a moldura de perfil no Facebook e um filtro no TikTok.

Redes sociais se unem em ação de prevenção contra o coronavírus.

O anúncio veio acompanhado de falas dos representantes dessas marcas no Brasil.

"Queremos que esse movimento produza impacto positivo na vida das pessoas. Conectá-las a informações sobre a necessidade de continuar a se cuidar é extremamente importante para nós. Fazer isso ao lado da indústria de tecnologia no Brasil e também de grandes nomes que inspiram e dialogam diretamente com a comunidade dentro das plataformas nos dá a dimensão da importância da mobilização em torno dos cuidados contra a COVID-19", Beatriz Bottesi, Head de Marketing do Facebook no Brasil.

"Ao longo dos últimos meses, vimos as pessoas se unirem em um forte espírito de comunidade e conexão através de vídeos criativos e inspiradores em nossa plataforma, compartilhando as experiências mais diversas, que ajudaram as pessoas a se manterem seguras. Queremos usar o poder que a nossa comunidade tem de unir as pessoas e espalhar mensagens em prol de um bem maior. Por isso, agora é a nossa vez de abraçar esse espírito, nos unindo a indústria de tecnologia e criadores para lembrar sobre a importância de todos termos cuidado para impedir o avanço da Covid-19 no Brasil", Kim Farrell, Head de Marketing do TikTok na América Latina.

“Nesse momento tão complexo para a população mundial e especialmente para o Brasil, a Twitch reforça a importância da união e da conscientização entre as pessoas. Para a Twitch, a informação e o autocuidado podem salvar vidas e uma comunidade jovem tão relevante e engajada quanto a nossa pode e deve contribuir para que essa mensagem seja distribuída e compartilhada com o maior número de pessoas”, Philip Chaves, Head de Ad Sales da Twitch no Brasil.

"Desde o início da pandemia, as pessoas têm ido ao Twitter para acompanhar conversas sobre os mais diversos temas relacionados a esse período tão crítico que estamos vivendo - desde notícias sobre a disseminação da doença até perspectivas de vacinação, orientações de prevenção, formas de apoio a comunidades mais vulneráveis e desabafos sobre os desafios individuais e coletivos neste momento de tantas restrições. Esse esforço conjunto com outras plataformas permite que ainda mais vozes participem da conversa trazendo seu ponto de vista e sua experiência, enriquecendo o debate e estimulando que mais pessoas compartilhem como e por que estão se cuidando", Ticá Almeida, head de Comunicação do Twitter Brasil.

"Logo no início da pandemia, os criadores do YouTube se juntaram para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos da forma correta. Desde então, somos inspirados diariamente por nossa comunidade que encontra formas de educar, divertir e acolher. Shows ao vivo, formas de prevenção, informação relevante, reforço ao aprendizado… Os exemplos são inúmeros. O desafio ainda continua e, agora, somamos esforços com Facebook, Instagram, Twitch, TikTok e Twitter para que os criadores de conteúdo possam mobilizar e inspirar toda a população. Lembrando que o cuidado é essencial para impedir o avanço da COVID-19 e salvar vidas", Patrícia Muratori, diretora de parcerias do YouTube no Brasil.