Desde o surgimento de Wordle, o que não falta são versões com diferentes finalidades. Termo se tornou a opção em português mais famosa no Brasil. Nerdle é uma variação focada em lógica. Wheeldle é o jogo em que não precisamos esperar 24 horas até termos uma nova palavra. E Palavrês é a mais nova alternativa a Termo.

Com uma base crescente de jogadores, que já chegou a 14 mil usuários únicos, Palavrês foi desenvolvido por Bernardo, desenvolvedor de Software do Rio de Janeiro, que tem o costume de criar games nas horas vagas.

Partida de Palavrês.
Reprodução.

"Desenvolvi o Palavrês sozinho mesmo, código e design, por pura diversão, assim como foi com os outros jogos", disse em entrevista ao The Enemy. "A diferença é que o Palavrês eu de fato lancei, não ficou só na minha máquina, rs. Com o crescimento, entraram minha esposa, no acompanhamento e análise de métricas, e a sua prima, como social media."

"Fiz o Palavrês por pura diversão. Conheci o Wordle e pensei 'eu consigo fazer um desse pra Português.' Logo em seguida, fiquei sabendo que já tinha o Termo e o Letreco. Só que achei todos muito chatos de jogar. Tentei fazer algo mais animado, como um jogo deve ser, divertido e prazeroso. Por enquanto, essa é a diferença, mas já recebemos bastante sugestões bem legais de amigos e pretendo adicioná-las ao jogo em breve."

Resultado de Palavrês.
Reprodução.

Na prática, Palavrês funciona como Termo, no sentido de trazer cores que mostram se as letras estão no lugar correto ou sequer fazem parte da palavra. Contudo, há mais detalhes visuais, como animações ao acertarmos as palavras e corações coloridos quando compartilhamos os resultados em vez de simples quadradinhos.

Caso você esteja procurando por mais um jogo de palavras, basta acessar o site do Palavrês e jogar.