Antes de dizer qualquer coisa, devo admitir que não joguei uma hora sequer de Kena: Bridge of Spirits. Estive bastante ocupado com o review de Diablo II: Resurrected e, portanto, estava me dedicando exclusivamente ao jogo da Blizzard... E GTA Online, obviamente. Infelizmente, não consigo passar muito tempo sem jogar.

Quando, finalmente, tive tempo para abrir e experimentar pelo menos o começo do jogo, meus olhos simplesmente não conseguiam se desgrudar dos Rot. Aqueles bichinhos fofos que ajudam Kena, sabe? E, na boa, esse foi o golpe mais baixo que já vi em um jogo. É impossível não se apaixonar por essas criaturinhas se você tem um coração. Sério, simplesmente não dá.

Rot sentado em Kena.

Cinco minutos de jogo, 10/10.

Logo na primeira missão de Kena, bem nos minutos iniciais que passamos andando pela floresta, conhecemos um pequeno Rot chamado Hero Rot, líder do grupo de bichinhos peludos. De acordo com um artigo da PlayStation, o "Hero Rot sente a presença dos Rots que estão hibernando e de outros itens", portanto, é ele quem alerta Kena quando os demais estão próximos.

Se não considerarmos o tutorial inicial, o primeiro objetivo de Kena é encontrar cinco Rot. E as apresentações de cada um deles quando os encontramos são inexplicavelmente adoráveis. Não sei que ser humano imaginou aquelas cenas, mas essa pessoa (ou essas pessoas) é genial. Se o jogo tivesse acabado quando encontrei o quinto Rot, eu provavelmente já diria que valeu a pena.

Rot sorrindo em Kena.

Olha o sorrisinho dele!

Não pense que todos eles são todos iguais, viu? Canonicamente, existe uma explicação para a aparência de cada Rot. Como consta no já citado artigo da PlayStation, cada Rot " tem um tipo de planta nos cabelos: flores, talos, musgo, etc. Pode até parecer decorativo, mas os Rot são compostos por material vegetal. Quanto mais velhos eles são, mais essa flora natural cresce. Assim, dá para saber a idade de um Rot pelo grau de desenvolvimento da planta em sua cabeça."

Tendo essa informação, naturalmente, a primeira coisa que nos questionamos é: então, se um animal se alimenta de um Rot, ele é herbívoro ou carnívoro? Convenhamos que não são muitas as plantas que possuem olhos e boca. De qualquer forma, a resposta é: nunca coma um Rot, não importa o motivo. Por favor, não faça isso.

Rot usando chapéu.

🎵 Esta família é muito unida 🎵

Como se eles não pudessem ser mais adoráveis, alguns Rot usam chapéus e máscaras para se diferenciar dos demais. "Talvez para manter uma individualidade, os Rot também adoram usar chapéus e máscaras. Eles têm muito orgulho de usar os itens escolhidos por Kena, desbloqueados em diferentes carrinhos espalhados pela floresta", diz o texto sobre o qual comentei.

Em análises que li, de veículos do mundo inteiro, Kena: Bridge of Spirits foi bastante elogiado, mas muitas observações a respeito de problemas na jogabilidade foram feitas. Felizmente, a tarefa de analisar esse jogo não é minha — a crítica, no caso, está sob responsabilidade do Guilherme Dias. Agradeço, porque realmente me pergunto se o encanto dos Rot não destruiria meu senso crítico.

Kena: Bridge of Spirits está disponível para PS5 e PC (via Epic Games Store). Se você quer jogar só para ver os Rot de perto, acredite: vale a pena.