Um armazém cheio de unidades do PS4 foi descoberto na Ucrânia e autoridades acreditavam se tratar de um local para mineração de bitcoin. No entanto, o mais provável, de acordo com investigações recentes, é que o espaço estivesse sendo utilizado para minerar cards do FIFA Ultimate Team.

De acordo com o site ucraniano Delo (via Kotaku), a ideia de usar tantos PS4 para minerar bitcoin não fazia muito sentido em termos econômicos. Além disso, as máquinas pareciam estar rodando jogos (imagens divulgadas por autoridades ucranianas mostravam discos saindo de dentro dos consoles, por exemplo, o que indica que jogos estavam sendo utilizados).

Fontes anônimas do veículo informaram que o armazém estava, provavelmente, sendo usado como uma fazenda para obter e vender cads do FIFA Ultimate Team. Os consoles estariam jogando automaticamente para obter moedas do jogo, que poderiam ser vendidas diretamente ou por meio da venda da conta em que elas foram obtidas.

Pode parecer um esforço exagerado, mas o FIFA Ultimate Team movimenta quantidades absurdas de dinheiro. Somente em 2020, conforme informado pelo Kotaku, foram US$1.6 bilhão, o que pode parecer impensável para muitas empresas de jogos.

Recentemente, a pressão dos jogadores e o banimento do Ultimate Team em alguns países fizeram com que a EA reimaginasse o próprio modelo de negócio. Até pouco tempo atrás, as pessoas compravam um pacote de FIFA Ultimate Team sem saber o que ganhariam. Agora, existe a opção de visualizar quais cartas virão antes de completar a compra. Resta saber por quanto tempo isso vai durar.