A Academia de Artes e Ciências Interativas (Academy of Interactive Arts and Science -- AIAS, na sigla oficial em inglês) anunciou que Ed Boon, diretor criativo da NetherRealm Studios e Mortal Kombat, foi escolhido como o 25º membro do Hall da Fama da academia.

Boon, co-criador das franquias Mortal Kombat e Injustice, será homenageado na 25º Cerimônia Anual da D.I.C.E. Awards, no Mandalay Bay Resort, em Las Vegas. Matt Booty, líder do Xbox Game Studios, apresentará o prêmio Hall da Fama de 2022 dedicado a Boon.

Ed Boon, co-criador de Mortal Kombat.

Ed Boon, co-criador de Mortal Kombat.

"Estamos entusiasmados com a inclusão de Ed em nosso Hall da Fama", disse Meggan Scavio, presidente da Academia de Artes e Ciências Interativas, em comunicado enviado à imprensa pela Warner Bros. "Desde seu trabalho inicial em máquinas de pinball até suas conquistas monumentais na co-criação da franquia Mortal Kombat, a dedicação e a perseverança de Ed na construção e na arte dos jogos deixaram um legado incrível para fãs e desenvolvedores de jogos."

“Conheci Ed no meu primeiro dia na indústria na Midway e tive o privilégio de vê-lo liderar a criação de Mortal Kombat e trabalhar com tantas pessoas talentosas para transformá-la em uma franquia icônica mundial. Ed reúne o melhor que um designer de jogos pode ter: grandes ideias, um grande senso de humor, foco claro e a capacidade de unir as pessoas como uma equipe. Ele criou não apenas uma série de jogos de sucesso como também apoiou inúmeras pessoas em seus próprios caminhos na indústria”, comentou Matt Booty, líder do Xbox Game Studios.

Scorpion em Mortal Kombat 11 Ultimate.

Depois de se formar na Universidade de Illinois, Ed Boon começou a carreira na Williams Electronics, programando máquinas de pinball. Ele acabou mudando para a divisão de videogames, em que trabalhou no primeiro jogo da carreira, High Impact Football, e na sequência, Super High Impact. Em 1991, Boon começou a trabalhar em Mortal Kombat, que se tornou um fenômeno global, vendendo mais de 75 milhões de unidades até hoje, além de gerar três longas-metragens, filmes de animação, várias séries de televisão e histórias em quadrinhos.