A edição de 2022 da Electronic Entertainment Expo, nossa querida E3, será totalmente digital. O motivo, como você já deve imaginar, é a pandemia. Com os casos nos Estados Unidos aumentando por causa da variante Omicron, a organização decidiu não realizar uma edição presencial.

"Devido aos atuais riscos à saúde por causa da COVID-19 e o potencial impacto na segurança dos expositores e visitantes, a E3 não terá uma edição presencial em 2022", disse a ESA, responsável pela organização da E3, ao site VentureBeat. "Ainda assim, estamos animados com o futuro da E3 e não vemos a hora de compartilharmos mais detalhes."

Não há como confirmar se o site em questão de fato recebeu um comunicado da ESA, responsável pela organização do evento. Contudo, estamos falando de um site com certa tradição no mercado, então, é bastante provável que seja o caso, sim. Além disso, é fato que a situação nos EUA está bem pior do que poderia estar. 

A nova visão da E3 vem após uma série de crises e questionamentos relacionados à importância e validade da feira nos dias de hoje, especialmente após a saída de publishers como a Electronic Arts e Activision do evento principal, preferindo criar espaços e eventos alternativos durante o período.

Antes mesmo do cancelamento da edição de 2020, a Sony já havia declarado que não seria parte da E3 daquele ano, preferindo fazer seus anúncios e eventos por conta própria.

Geoff Keighley, apresentador e organizador do The Game Awards, também encerrou sua parceria com a ESA, utilizando a pandemia para a criação do evento Summer Game Fest, entre os meses de maio e agosto, fechando com a feira europeia Gamescom.

Será que um dia teremos a E3 de volta ao formato antigo? Talvez, mas não será neste ano.