Na manhã desta sexta-feira (26), surgiram novos rumores alegando que a Amazon apresentaria uma proposta de compra da Electronic Arts. Os boatos sobre a empresa estar buscando uma fusão já circulam por meses, e Apple e Disney supostamente também teriam demonstrado esse mesmo interesse. A notícia foi divulgada pelo jornal USA Today em parceria com o grupo de conteúdo  GLHF.

Leia mais

Segundo a publicação, o motivo para a compra estaria no interesse multimídia das franquias da EA. Após o sucesso de produções como The Witcher e Arcane, da Netflix, e os filmes de Sonic e Detetive Pikachu, diversos estúdios passaram a enxergar um enorme potencial no campo das adaptações de jogos para outras mídias. A Sony vem investindo pesado nisso, se valendo de suas propriedades intelectuais.

O interesse desse segmento de mercado seria compartilhado por Disney e Apple e tendo em vista a vasta coleção de propriedades da EA, garantindo licenciamento dessas marcas produções audiovisuais. No caso da Disney, isso ainda daria ao grupo um melhor controle sobre produções de jogos ligados às suas marcas. 

Além disso, uma compra dessas poderia reforçar muito as divisões de jogos da Amazon e da Apple, que vêm enfrentando muitas dificuldades para se estabelecer no segmento.

As fontes do USA Today são do grupo “Good Luck Have Fun”, que supostamente teria contatos privilegiados na indústria. Contudo, o grupo é muito recente, pequeno, com poucos nomes de peso em seu quadro de gestores.

Minutos após a publicação se espalhar pela rede, a Bloomberg contradisse a informação. O veículo citou como fonte a CNBC, que conta com especialistas em monitoramento e análise de mercado. 

Vale ressaltar que a Bloomberg, mais especificamente Jason Schreier, obteve informações sobre a compra da Activision Blizzard antes de muitos gestores da empresa, conforme comentou o jornalista em seu podcast.

Sendo assim, é bem provável que existam, de fato, conversas sobre essa negociação. Contudo, ao que tudo indica, o anúncio oficial não parece estar muito próximo de ser concretizado.