A Capcom lançará Resident Evil 5 para os próximos consoles da Microsoft e da Sony.

O anúncio saiu na forma de um press release em inglês no site japonês da Capcom, no qual os executivos se diziam admirados pelos poderes do Xbox 360 e do PS3, que dariam à série caça-zumbi um inacreditável nível de detalhes, realismo e controle.

A empresa não deu mais detalhes, mas a última edição da revista japonesa Famitsu já mostra, com fotos novíssimas, que o ambiente do jogo mudou dramaticamente. Nada de casas com cômodos escuros. É uma cidade desértica, arenosa, debaixo de sol quente, que serve de cenário. Algumas imagens, porém, retratam becos e construções que remetem à atmosfera escura dos RE anteriores. Dos inimigos só se vê a sombra.

Em entrevista à revista, o produtor do jogo, Jun Takeuchi, comentou que inspirou-se em Falcão negro em perigo, filme de 2001 sobre a Guerra da Somália que reconstrói o pesadelo dos soldados dos EUA cercados por centenas de revoltosos nativos. Esse tipo de experiência - ter algum espaço para circular, mas logo ser atocaiado, em todos os cantos, pela massa enlouquecida - é o que Takeuchi disse tentar alcançar.

O produtor acrescentou que a história deve dar sequência à série, e não ser uma trama paralela. É possível que o protagonista barbudo, que aparece nas fotos, seja um dos membros da equipe especial do primeiro RE, talvez Chris Redfield. Diante da aparente contradição, Takeuchi foi enigmático: se o personagem principal for realmente Chris, os desenvolvedores devem estar se preparando para criar algum tipo de conclusão para a longa história da série.

O produtor e o press release não informam a data de lançamento do jogo. Takeuchi diz, por outro lado, que o desenvolvimento pode levar de três a cinco anos para terminar - e isso por se tratar da prioridade máxima da Capcom. O Revolution da Nintendo não foi mencionado, pelo menos por enquanto. Curiosamente, o GameCube foi o primeiro a receber Resident Evil 4, que está previsto para o PlayStation 2 entre setembro/outubro - e até agora não deu as caras no Xbox.

Leia mais sobre Resident Evil