Como eu adoro um bom metroidvania... Para quem não sabe, o termo se refere a games que usam elementos comuns aos mais clássicos Metroid e Castlevania. Costumam ser de plataforma, com várias áreas interconectadas e inimigos que ressurgem após algum tempo. Conforme o protagonista adquire habilidades, destrói bloqueios e chega a áreas novas, ou consegue abordá-las de maneira diferente.

guacamelee-2

None

guacamelee-3

None

guacamelee

None

Guacamelee! é um ótimo metroidvania. Assim como sua mecânica é uma das mais consagradas e populares dos games de plataforma, o trabalho da Drinkbox Studios é recheado de referências a elementos da cultura pop e outros jogos.

Ao entrar em uma sala, uma garota reclama que o irmão vive se perdendo. "Da última vez, ele parou em um mundo com um garoto verde que tentava impedir um porco de ser ressuscitado", diz a personagem, abrindo um sorriso em qualquer pessoa que já tenha jogado um The Legend of Zelda. Triforces estão espalhadas pelos cantos, diversas estátuas recriam cenas de Metroid. Mario e Luigi foram transformados na dupla de luchadores Los Super Hermanos. Não há como um gamer não gostar disso.

Todas estas criativas referências não adiantariam se fossem apenas uma muleta para um game ruim. Mas Guacamelee! se sustentaria mesmo sem elas. É divertido controlar o humilde Juan Aguacate, que é enviado ao mundo dos mortos pelo cruel esqueleto Carlos Calaca e ressurge como luchador.

Com cada golpe novo, é possível criar combos diferentes e interessantes. As habilidades que ajudam a abrir caminhos também são úteis em outros elementos do jogo. O gancho que destrói blocos vermelhos, por exemplo, serve para atingir inimigos que estão no alto ou, simplesmente, para prolongar os saltos de Juan. E os designers esperam que você perceba isso. Assim que um movimento é ensinado, maneiras desafiadoras de usá-lo são requisitadas a cada passo. Não dá para prosseguir sem dominar cada novidade - e isso é ótimo.

Por mais que a campanha seja curta, dá para se divertir muito em Guacamelee!. A área El Infierno, por exemplo, acrescenta cerca de duas horas ao game. Os mais ávidos por desafios encontrarão áreas secretas repletas de inimigos, com plataformas que desaparecem e exigem um timing perfeito.

Um jogo que faz referência a outros games e é cheio de tequila, luchadores e pancadaria. Guacamelee! é assim. Preciso explicar mais?

Guacamelee! tem versões para PC, PlayStation 3 e PlayStation Vita.

*Na seção Programa de Indie, os redatores do Omelete indicam jogos criados por produtoras independentes. Deixe a sua opinião e compartilhe outros games independentes nos comentários!