Agora é oficial: o PlayStation 3 só sairá em novembro. A Sony Computer Entertainment aproveitou o evento PlayStation Business Briefing em Tóquio para anunciar que o atraso na produção e na entrega, anteriormente prevista para maio, será inevitável.

Há semanas fontes diversas especulavam sobre o reagendamento. De um lado, desenvolvedores de jogos trabalhavam com novembro em mente como data base do lançamento. Do outro, analistas de mercado chegaram a dizer que o console seria caro demais para ser produzido ainda este ano. Durante a coletiva, o presidente da divisão, Ken Kutagari, deu a explicação: o drive de Blu-ray disc - tecnologia em que o disco compacto é lido com raio de luz azul, mais fino que o tradicional laser vermelho dos DVDs, e por isso capaz de armazenar mais dados - ainda passa por finalizações, especialmente de proteção de copyright, mais conhecido como sistema anti-pirataria.

A idéia agora, segundo Kutaragi, é fazer como o Xbox 360 e colocar o PS3 nas três principais praças do mundo, EUA, Japão e Europa, simultaneamente em novembro. Ele aproveitou para falar mais do console do que era conhecido até aqui. O PS3 funcionará com um serviço de jogos online similar ao Xbox Live, que deve ser chamado PlayStation Network Platform. A diferença para o aparelho da concorrente Microsoft é que a jogabilidade online será gratuita.

Outro comentário pertinente foi acerca do disco rígido de 60Gb que se acoplaria ao console. De acordo com Kutaragi, o HD será carregado com sistema operacional Linux e pode ser usado como servidor caseiro, ligado direto na internet e totalmente passível de upgrades. Mas a grande questão é: o presidente da SCE deixou claro que o disco rígido será necessário para rodar os jogos. Ele inclusive está pedindo aos fabricantes de jogos que considerem que todo e qualquer PS3 tem o HD ao lado.

Kutaragi só não explicou se o pacote vem com todo o hardware ou se os consumidores precisarão comprar o videogame e depois o HD para conseguir jogar. Essa decisão, segundo ele, ainda está sendo analisada. Nós podemos acabar instalando [o disco rígido] em todos os PS3, mas isso ainda depende do mercado, respondeu. Ainda assim, qual a vantagem? Cada disco Blu-ray de camada dupla, sozinho, já comporta cerca de 50Gb... De qualquer maneira, esse assunto ainda vai se estender.

Ele encerra os anúncios dizendo que os jogos de PS3 só sairão em BD, para dificultar a pirataria, mas o console continuará lendo DVDs, CDs e jogos do PlayStation e do PS2.

Leia mais sobre o PS3