Venda maciça de consoles, jogos portáteis e um robusto mercado criado pela conectividade em alta velocidade foram os fatores que inflaram os lucros da indústria dos games nos últimos tempos - diz um relatório da Informa Telecoms & Media.

Previsões dizem que 2005 fechará com um movimento de 35 bilhões de dólares no mundo todo. E que em 2007 esse número chegará a 58,4 bilhões, englobando tanto o mercado de videogames quanto de entretenimento via computador. Encabeçando esta previsão está o setor de portáteis e celulares: os lucros de 81 milhões em 2000 devem crescer para 2,5 bilhões neste ano e 11,1 bilhões em 2007.

Cabe à diversão em banda larga outra fatia. "Este setor é auxiliado pelo crescimento rápido do Xbox Live! e, em menor escala, do PlayStation 2 online. O lançamento da próxima geração de máquinas proverá outro grande salto para jogos online e ajudará o mercado a se assentar em seu mais eficiente modelo de negócio", diz Alastair Nash, co-autor do relatório.

Há áreas em que a expectativa de crescimento é negativa, como no caso dos softwares para PCs - consequência do declínio irreversível deste setor, segundo Nash. A única área exponencialmente maior que aparece como má notícia é a indústria da pirataria. A Informa calcula que, em 2005, 6,6 bilhões serão perdidos para as falsificações, enquanto em 2010 esse número será maior que 9 bilhões, caso as irregularidades permaneçam.