Anúncios da morte de Jornada nas Estrelas por desinteresse dos fãs foram prematuros. Um leilão de peças ligadas à série organizado pela Christies ultrapassou todas as expectativas. A previsão era de 3 milhões de dólares. Ao final dos lances, os trekkers haviam gasto mais de 7 milhões.

Um modelo da Enterprise usada nas filmagens de A Nova Geração, por exemplo, estava cotada entre 25 e 35 mil dólares. Quem arrematou a peça, porém, pagou 576 mil. A lista incluiu outras miniaturas, como uma nave Borg, vendida por 96 mil, e uma Ave de Rapina Romulana que ultrapassou os 300 mil. Ao todo, nove naves ultrapassaram a casa dos 100 mil. A cadeira do capitão usada por Jean-Luc Picard pulou dos 9 mil dólares previstos para 52 mil.

Os itens foram divididos em mil lotes de roupas, armas, cenários, objetos de cena e modelos de todas as cinco séries e dez filmes da franquia. Entre as roupas estavam o uniforme do Capitão Kirk usado em A Ira de Khan e o uniforme do Sr. Spock em Jornada nas Estrelas: O Filme. O item de guarda-roupa mais caro foi o macacão espacial usado pelo Dr. McCoy num episódio da Série Clássica, vendido por 144 mil.

A razão do sucesso do leilão pode estar numa declaração de Cathie Elkies, diretora de coleções especiais da Christies, que informou que esta era uma oportunidade única para adquirir itens oficiais da série vendidos pelo estúdio. Um evento desses nunca aconteceu antes, ela declarou, nem nunca mais acontecerá. O leilão aconteceu no Rockefeller Center, foi filmado pelo The History Channel e fará parte de um documentário.

Leia mais sobre Jornada nas Estrelas