O cenário não está muito bom para a Sony nestes meses que antecedem a estréia de seu novo console, o PlayStation 3. De favorito na corrida contra Xbox 360 (Microsoft) e Wii (Nintendo), condição alcançada devido ao patamar tecnológico e criativo alcançados com PS e PS2, a companhia corre o risco de ficar para trás por conta do alto custo de produção do potentíssimo videogame.

Nesta semana, a DFC Intelligence, companhia analista de games de San Diego, alimentou o pessimismo - com base no provável preço ao consumidor do console, 600 dólares. Ainda que a Sony se defenda, dizendo que o custo de produção do PS3 está acima do preço que será repassado ao público, a DFC entende que as pessoas não compreenderão o valor tão alto. A Sony tem feito muito pouco para justificar porque o seu produto vale tanto assim a consumidores que não se importam com performances de hardware e não são usuários hardcore de conteúdo áudiovisual de ponta, disse a analista em anúncio.

Para a DFC, 90% dos consumidores de jogos estão nesse perfil, digamos, softcore. Na visão da companhia, o PS2 é popular por causa de sua galeria vasta de jogos e por custar abaixo de 300 dólares, e não por conta de suas especificações técnicas. É o software, dentro dessa visão, que importa mais.

É como se a Coca-Cola não apenas decidisse investir numa nova fórmula, como deixasse de investir no negócios de refrigerantes baratos para apostar em vinhos finos, exagera a DFC. Claro, existe um mercado para produtos de ponta, mas, número um, esse público é muito diferente, e dois, nem de perto é tão grande quanto a massa da classe média.

Já na área da especulação, a DFC aposta que a Sony terá problemas em cortar o preço do console -que sai no final de 2006 ou no começo de 2007 - na temporada de festas do final de 2007. Um preço de 600 dólares é aceitável no período do lançamento, mas não se sustenta até o final de 2007. Se a Sony que aumentar o volume de vendas no ano que vem, 2007 não tem que ser apenas o ano dos cortes de preço, mas o ano dos drásticos cortes de preços.

Hoje, o rival Xbox 360, completo, custa 400 dólares. O Wii deve sair em torno de 250 quando for lançado em novembro.

Leia mais sobre o PS3