Assim como em The Swapper, do qual falamos na coluna recentemente, clones são frequentes em Stealth Inc: A Clone in the Dark. A mistura entre furtividade e plataformas da britânica Curve Studios usa as cópias dispensáveis de seres humanos para ser divertida e estressante na medida certa.

inc

None

inc

None

inc

None

O jogo lançado em 2011 recebeu este nome na versão para PlayStation 3 e PlayStation Vita. Também é conhecido como Stealth Bastard Deluxe: Tactical Espionage Arsehole em outras plataformas.

Por outro lado, seu protagonista não tem nome. Nem há um protagonista de verdade, apenas uma cópia feita a partir de desconhecidos. Com ele, é possível pular, acionar alavancas e engatinhar - tudo para não ser notado. Um passo em falso o torna alvo de disparos. Como resultado, diversos pedaços do personagem se espalham pelo local.

Sempre é possível tentar novamente. É válido dizer que Stealth Inc seria o resultado do casamento da série Metal Gear com o sádico jogo de plataforma Super Meat Boy. Suas vidas são infinitas. Ao morrer, o protagonista ressurge rapidamente em um dos muitos checkpoints. Tentativa e erro são seus melhores amigos no game.

Não há nenhuma forma de combate. Para vencer, é preciso percorrer os níveis se escondendo nas sombras e completar certos passatempos. Ao completar os níveis, o espião fugitivo tem acesso a novos itens, como hologramas, que ajudam a enganar as câmeras quase onipresentes do game. Quando elas notam o movimento, os óculos do clone mudam de cor de um tranquilo verde para um vermelho de aviso.

Os níveis são muito bem elaborados. Isso chega a dar raiva quando as falhas do jogador são frequentes. Não é possível culpar o jogo por suas mortes - ele te deu todas as ferramentas necessárias. Às vezes, uma ideia surge na quinta (ou na décima-quinta) tentativa, finalmente permitindo completar o trecho. É nesses momentos em que eu amo Stealth Inc: ele é difícil, mas dá quantas chances - e clones - forem necessários para completar a fase.

Stealth Inc: A Clone in the Dark/Stealth Bastard Deluxe está disponível para as plataformas PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, iOS, Android, Windows, Mac e Linux.

*Na seção Programa de Indie, os redatores do Omelete indicam jogos criados por produtoras independentes. Deixe a sua opinião e compartilhe outros games nos comentários!