[Atualização 12/7] Em entrevista ao MCV, a Niantic Labs, desenvolvedora do jogo, diz que o jogo só acessa as informações básicas dos perfis dos usuários, como nome e endereço de e-mail, e está trabalhando em uma atualização para retirar a exigência de acesso total à conta do Google. [Fim da atualização]

None

Para se registrar em Pokémon GO, é necessário se conectar com uma conta do Google. Este processo, entretanto, dá ao game acesso a diversas informações pessoais do usuário, incluindo o poder de enviar e ler e-mails.

O comportamento foi notado primeiro pelo pesquisador Adam Reeve, que, ao perceber que o aplicativo não dizia quais informações seriam entregues ao game no ato do registro, foi à sua conta do Google e descobriu que Pokémon GO tinha acesso completo (você pode fazer o mesmo aqui). O Omelete fez o teste e viu que o jogo realmente tinha acesso total à conta do Google usada pra o registro.

Como diz a própria página do Google, um aplicativo com acesso total pode:

O acesso total à conta permite que o aplicativo veja e modifique a maioria das informações da sua Conta do Google (exceto alteração da senha, exclusão da conta ou pagamentos feitos com a Google Wallet).
Alguns aplicativos do Google podem ter acesso total à conta. Por exemplo, é possível que você veja que o app do Google Maps que você instalou no seu iPhone tem acesso total à conta.
O privilégio "Acesso total à conta" só deve ser utilizado com aplicativos confiáveis e que estejam instalados no seu computador, smartphone ou tablet de uso pessoal.
Caso tenha concedido acesso total da conta a um aplicativo que não reconhece ou não seja confiável, recomendamos cancelar essa permissão clicando no botão Revogar acesso.

Ao revogar o acesso total a um aplicativo, você é automaticamente desconectado do serviço ao qual estava conectado.

O próprio Reeve não acredita em má-fé da Niantic Labs"Eles não tinham necessidade de fazer isso - quando um desenvolvedor permite login com o Google, há como especificar o nível de acesso - as boas práticas (e o bom senso) dizem que você deve pedir o mínimo, normalmente só uma informação de contato."

"Obviamente, não acredito que a Niantic esteja planejando um roubo global de informação pessoal. Isso é provavelmente o resultado de um descuido épico. Mas não sei nada da política de segurança da Niantic. Não sei como eles guardar esse poder incrível que ganharam, e francamente não confio neles", escreveu.

Em Pokémon GO, jogadores podem usar a câmera dos seus celulares para encontrar e capturar Pokémon em locais do mundo real - o que já resultou em alguns encontros inusitados como este onde um cara capturou um Pidgey durante o parto da esposa - eles também podem evoluir os monstrinhos e usá-los em batalhas de ginásio.

O título está disponível para iOS Android na Austrália e nos Estados Unidos. Embora seja possível baixá-lo caso você tenha contas nestes países, o jogo provavelmente não funcionará por conta de servidores sobrecarregados. Por conta destes problemas, a Niantic Labs interrompeu as fases de lançamento do game nos demais países - incluindo o Brasil.